Descubra as possibilidades do overclocking!

O mercado de componentes para computador é bastante agitado e o avanço tecnológico, cada vez maior, garante que a cada ano dezenas de novas opções surgem, vencendo os limites de desempenho vigentes. Porém, esse suposto limite não é tão forte quanto parece e pode ser superado. Para quebrar estas fronteiras, existe a técnica do overclock.

O overclock é basicamente um processo no qual a velocidade de componentes específicos de um computador pessoal são manualmente aumentadas, através de configurações e instruções diretas para o hardware. A melhora de desempenho que é atingida após o processo pode variar.

O foco principal dos usuários que fazem overclock em seus PCs é no processador, na memória, no chipset da placa-mãe e na placa de vídeo. Cada um destes componentes tem um grau de sensibilidade diferente e os efeitos máximos possíveis em cada peça de hardware variam, conforme parâmetros específicos de cada uma das peças a respeito de tolerância a altas tensões, refrigeração e outros atributos estruturais.

  • Um processo que requer atenção

Para realizar o overclock é necessário ter um bom conhecimento sobre hardware para não danificar ou inutilizar a peça durante o processo. Parâmetros que podem ser alterados envolvem taxas de transferência de dados, multiplicadores de CPU e a velocidade do FSB (Front Side Bus) da placa mãe, entre outros. Alterações na voltagem de componentes são particularmente perigosas, pois podem causar danos físicos graves no equipamento, caso as tensões configuradas sejam maiores do que aquelas suportadas pela estrutura. Por isso, alertamos ao usuário em respeitar o limite de overclock do seu equipamento.

  • Um cooler de qualidade é indispensável para este tipo de processo.

Apesar do risco, realizar o overclock tem as suas vantagens. O usuário precisa saber muito bem aa capacidade do seu hardware. Este tipo de estudo pode acabar criando um interesse grande a respeito de tópicos avançados de computação e engenharia de hardware. O aprendizado em potencial a respeito destes assuntos é ao mesmo tempo, uma necessidade e recompensa pelo interesse em overclock.

Outra vantagem é o fato de que as despesas em hardware podem ser diminuídas, ao comprar uma peça mais fraca e elevá-la às capacidades dos componentes mais modernos do mercado. Porém, essa diferença de preço pode acabar sendo gasta em equipamento de refrigeração e outras ferramentas específicas para overclock. Cabe ao usuário ter bom senso a respeito de suas finanças neste tipo de procedimento.

  • Um verdadeiro hobby

Qualquer usuário que já tenha navegado em um fórum de hardware também deve ter notado que existe uma comunidade muito grande de “overclockers” ao redor do mundo. Competições são freqüentemente realizadas, nas quais os competidores tentam levar seus computadores muito além de seus limites, recorrendo até mesmo a técnicas absurdas de refrigeração como nitrogênio líquido (existem coolers próprios para colocá-lo). Isso demonstra que o overclock pode assumir até mesmo um aspecto de hobby, uma espécie de esporte que graças aos riscos estruturais para o hardware pode ser considerado “radical”. Usuários que descobrem este mundo geralmente se empolgam e tornam-se fãs da técnica, mas caso você se interesse, saiba que não é algo para os fracos de coração. É um mundo que exige conhecimento, paciência, habilidade e muita vontade de aprender e desafiar os limites físicos de seu equipamento.

Veja como foi o World Cyber Games 2010 e conheça as possibilidades do overcloking com quem sabe executar este processo da melhor maneira.
A


A

Encontre na Oficina dos Bits os componentes para começar a testar o desempenho do seu computador!
A
A

ATI RadeON HD5870 Matrix Platinum 2GB GDDR5 256bits – Overclock 900MHz – PCI-E – Asus

Cooler Thermaltake Frio (AMD/1366/1156/775) – Gigante para Overclock – CL-P0564

GeForce GTX 470 1.28GB GDDR5 320bits – PCI-E – Asus Voltage Tweak Overclock

Intel Core i5 655K OverClock Edition – LGA 1156 – 3.20 GHz – cache 4MB – BOX

Intel Core i7 875K OverClock Edition – LGA 1156 – 2.93 GHz – cache 8MB – BOX

ATI RadeON HD5770 1GB GDDR5 128bits HDMI Vapor-X – PCI-E – OverClock Edition – Sapphire

ATI RadeON HD4870 1GB GDDR5 – TOXIC Overclocked – Vapor-X Technology – PCI-E – Sapphire

    Fonte: Baixaki // Olhar Digital

    admin

    admin

    VEJA TAMBÉM