Conheça 10 programas básicos para levar no seu pendrive

Com a demanda cada vez maior por informações e por mobilidade, os pendrives se tornaram companheiros inseparáveis de boa parte dos usuários de computador. Basta uma porta USB e a transferência de informações entre máquina e mídia externa está garantida. Além de guardar seus arquivos, esses dispositivos podem ser úteis também para levar programas: eles podem ser armazenados e executados diretamente no pendrive, trabalhando em conjunto com o seu computador.


A

A
Práticos, os polivalentes pendrives são vendidos em diversas capacidades de armazenamento e preços. Eles podem ser emborrachados, à prova d’água, de choque ou distribuídos como frágeis chaveiros — alguns são bem bizarros. Mas, independente do modelo, pendrives precisam de cuidados especiais para não serem danificados.

Se você já tem o seu, conheça abaixo dez softwares essenciais, escolhidos e avaliados pelo site (UOL Tecnologia), e mais um pacote completo de programas para carregar e usar a partir de um pendrive. São utilitários, navegadores, programas de e-mail que você pode acessar quando estiver usando um computador sem esses softwares instalados. Veja a seguir:
A

1 – Skype Portable

Versão “pendriveana” do Skype, programa de comunicação instantânea que permite ligações telefônicas por meio de VoIP (voz sobre IP). Tem os mesmos recursos de seu irmão maior e, para rodá-lo, basta um duplo clique sobre o arquivo devidamente alocado na janela do dispositivo portátil.

2 – Microsoft Windows 7 USB/DVD Download Tool

Extremamente útil para usuários de netbooks e demais computadores que não possuem entrada de CD ou DVD, o Microsoft Windows 7 USB/DVD Download Tool permite reinstalar o sistema operacional por meio do pendrive. O programa tem 1 MB e apresenta interface simples, que guiam o usuário passo a passo como realizar o processo. Há um tutorial que explica como instalar o Windows 7 direto do pendrive.

3 – 7-Zip Portable

O 7-Zip Portable permite compactar e descompactar arquivos e armazená-los diretamente no pendrive. Oferecendo alta taxa de compressão, promete suporte aos formatos 7z, ZIP, GZIP, BZIP2 e TAR para compressão e descompressão. Para as extensões RAR, CAB, ISO, ARJ, LZH, CHM, Z, CPIO, RPM, DEB e NSIS, garante somente a descompressão. Tem versões em 63 idiomas.

4 – DirSync Pro

O DirSync Pro sincroniza pastas inteiras entre dois ou mais computadores utilizando o pendrive. O programa garante ainda a comunicação entre máquinas com sistemas operacionais diferentes (Win, Mac e Linux). A personalização é um dos seus trunfos, permitindo sincronizar itens de acordo com o tipo de arquivo, o local em que estão (subdiretórios, por exemplo) ou como back up.

5 – XMPlay

Com ridículos 300 kB, o XMPlay é um dos mais leves players de música da web. Permite que o usuário o leve facilmente no pendrive e roda direto do dispositivo, dispensando instalação. Caso deseje, o usuário pode colocar músicas no pendrive e tocá-las diretamente do aplicativo, tornando o pendrive uma discoteca ambulante (obviamente, para funcionar é necessário que esteja conectado a um computador).

6 – Mozilla Firefox Portable Edition

Praticamente idêntico ao irmão maior, o Mozilla Firefox Portable Edition é ideal para usuários que usam computador coletivos e que nem sempre têm o browser de código aberto instalado. Conta com gerenciador de downloads, com suporte a extensões, bloqueio de pop ups e outras funções de personalização que agradam aos usuários fiéis.

7 – Mozilla Sunbird: Portable Edition

Programa de calendário da Mozilla que pode ser levado para cima e para baixo — embora não seja tão leve e portátil como se esperaria (tem pouco mais de 7 MB). Para usuários do gerenciador de e-mail Thunderbird e do navegador Mozilla Firefox, pode ser uma mão na roda, já que conversa com ambos os programas e informa as atividades do usuário.

8 – OpenOffice.org Portable

Uma das opções para acessar arquivos de pacotes de escritórios em computadores públicos é apelar para o Google Docs. A outra é levar um conjunto de softwares dentro do pendrive. Para essa alternativa, há o OpenOffice.org Portable, compatível com o Office da Microsoft e que roda a partir do Java. Lento, mas quebra o galho em máquinas que somente tem o Bloco de Notas e o Wordpad instalado.

9 – ClamWin Portable

Antivírus que pode ficar instalado no próprio pendrive, evitando que as pragas virtuais assumam o controle do dispositivo de mídia. Tem um serviço de escaneamento rápido e conta com uma boa biblioteca de vírus. É importante ser atualizado constantemente – o que pode ser realizado praticamente toda vez que o pendrive é espetado em um PC com acesso à web.

10 – Winamp Lite Portable

O programa traz de volta tudo o que o Winamp para desktop foi um dia: limpeza, agilidade e facilidade de uso. Mas vai além: não requer instalação e conta com o sempre bom equalizador do programa e um sistema de lista de reprodução. Há muito pouco mais do que isso — e que nem seria necessário. Tem suporte a MPEG, MP3, MID, MOD, WAV, VOC, OGG, AIF, WMA.

Pacotão extra – PortableApps Suite Standard

Provavelmente uma das ferramentas mais úteis para quem usa o pendrive profissionalmente. O PortableApps Suite Standard é um pacote com os principais softwares para dispositivos de mídia, podendo ser usado em, além de pendrives, iPod, HDs externos e outros.

Por meio de uma interface amigável de acesso, permite ao usuário trabalhar com as versões portáteis de Firefox (navegador) Thunderbird (e-mail), Sunbird (calendário), ClamWin (antivírus), Pidgin (messenger), Sumatra PDF (leitor de PDF), KeePass (gerenciador de senhas), Sudoku (jogo), Mines-Perfect (game), CoolPlayer+ (player).

Além disso, o pacote tem ainda OpenOffice.org (pacote office), Writer (processador de texto), Calc (calculadora), Impress (apresentações), Base (utilitário de banco de dados) e Draw (desenho vetorial).

Fonte: Uol Tecnologia
S
Encontra na Oficina dos Bits
A
Pen Drive 4GB Kingston DataTraveler DT101G2
Pen Drive 2GB Kingston Data Traveler Mini Fun Gen 2 DTMFG2/2GB – Verde
Pen Drive 8GB Kingston DataTraveler DT102/8GBZ – Azul
Pen Drive 16GB Kingston DataTraveler 101 G2 Preto – com urDrive – DT101G2/16GB
Pen Drive 16GB Patriot Bolt AES Drive – com Criptografia 256-bits – PSF16GBTUSB

admin

admin

VEJA TAMBÉM