Análise: WD My Book Essential Edition

Espaço de sobra para guardar seus arquivos e fazer backup.

Ter mais espaço em disco é o desejo de muitos usuários, principalmente daqueles que trabalham com programas e arquivos pesados como vídeos e imagens. Muitos recorrem aos HDs externos, os quais podem representar não apenas mais espaço em disco como também segurança para os arquivos, uma vez que podem ser utilizados para backup.

5916

Este dispositivo é marcado não apenas pelo seu design elegante, mas também pela velocidade na transmissão e acesso dos dados. Quer saber mais sobre o produto? Então confira abaixo todas as especificações e teste realizados.

9270

Conteúdo do pacote recebido

Além do HD Externo a embalagem do WD My Book Essential Edition traz também o cabo USB 2.0 para a conexão do dispositivo ao computador, uma fonte de alimentação para ligar o case, o manual de uso e o termo de garantia.

É interessante notar que a fonte de alimentação possui conectores para três padrões de tomada. Os países que fazem uso destas pinagens nas tomadas são: Estados Unidos, Japão, Brasil, México, Colombia, Taiwan, Coreia, Argentina, Nova Zelândia, Autrália e toda a Europa.

fotos baixaki

Por fora – Design e acabamento

O WD My Book Essential Edition traz um visual bem elegante, com acabamento em Black Piano, famoso em iPhones e iPods. As laterais são parcialmente abertas, o que facilita a refrigeração do HD, além de dar um visual bem diferente ao produto, principalmente quando a luz neon é ligada.

Conectores na parte traseiraA fim de evitar que o HD externo escorregue na superfície das mesas, a Western Digital adicionou junto aos “pés” do aparelho uma espécie de borracha. Dessa maneira o usuário pode apoiar o case em qualquer superfície sem medo.

Para a transferência de dados o WD My Book Essential Edition faz uso de um cabo USB 2.0, o qual é conectado ao case do HD por meio de uma entrada mini USB, bastante comum em aparelhos portáteis, principalmente celulares.

Qual a utilidade?

O WD My Book Essential Edition é mais voltado para usuário e empresas com grande volume de arquivos que precisam de um HD para a realização de backups. Apesar de ser externo ao computador, o disco rígido da Western Digital não é exatamente portátil.

Seu tamanho e peso tornam inviável carregar o case para todos os lados, bem diferente do que acontece com alguns HDs externos encontrados nas lojas. No entanto, a velocidade de leitura e gravação é superior se comparado aos discos voltados para esta finalidade que estão presentes no mercado.

Custo e benefício

Mesmo com a constante evolução da tecnologia, vale a pena investir em um HD externo como o WD My Book Essential Edition. Isso porque a evolução dos HDs já não é mais tão gigantesca como antigamente. Hoje em dia é normal as pessoas comprarem um disco rígido e permanecer com ele por, pelo menos, um ano.

É pouco provável que dentro de um ano a tecnologia dos HDs evolua de tal maneira que torne o WD My Book Essential Edition extremamente ultrapassado. Pensando assim, por mais que o investimento seja grande, o tempo de uso de um HD externo com 1 TB de espaço é bem grande, compensando o valor.

admin

admin

VEJA TAMBÉM