Melhor placa de vídeo para Autocad e CorelDraw

montagem

A questão seria qual a placa de vídeo ideal para Autocad e CorelDraw?

Pelo que procurei em fóruns na internet, muitas pessoas falam que essas placas de vídeos Nvidia GeForce Quadro são melhores para esse tipo de trabalho, mas fico na dúvida.

As placas de video GeForce modernas, com 2 processadores placas e tecnologia SLI, usadas por jogadores, também não funcionariam perfeitamente para esses tipos de programas?

E a ATI, qual seria o modelo ideal para trabalhar com esse tipo de programa? Qual seria a diferença entre placas de videos para jogos ou aplicações 3D como Autocad, existe diferença?

Existe um pequeno equívoco nos conceitos, pois o AutoCad e o CorelDRAW não são exatamente o que se convencionou chamar de “aplicações gráficas em 3D”.

Apesar destes programas serem capazes de gerar efeitos em 3D e, no caso do AutoCAd, até de construir e renderizar imagens em 3D, em termos de processamento de vídeo eles trabalham em 2D na maior parte do tempo.

Quando estão renderizando uma imagem e aplicando efeitos, o componente mais solicitado acaba sendo o processador, e não propriamente a memória de vídeo (vide adiante).

Na verdade, nestes programas, o recurso mais usado e que foi herdado dos games é o DirectX e o OpenGL, recursos que permitem aos programas comunicar-se direto com o hardware, sem passar pelo Windows.

A situação é bem diferente nos jogos (“games”).

Nestes, a placa de vídeo é realmente bastante exigida em 3D o tempo todo, para gerar as texturas e sombras, e neste caso o processamento de vídeo é realmente brutal.

Não é por acaso que os jogadores inveterados gastam um bom dinheiro com as placas de vídeo, afinal, vai depender delas a sensação de realidade das cenas e a profundidade dos efeitos.

Assim, qualquer placa de vídeo que seja boa para games será melhor ainda para aplicativos como o AutoCAD e o CorelDRAW.

Estes dois programas já foram considerados muito pesados no passado, quando os processadores e as placas de vídeo eram muito mais lentos do que atualmente.

Hoje em dia, os micros são dimensionados para rodar o Windows Vista e o Windows Seven, onde o vídeo trabalha em 3D e é bastante solicitado para os efeitos visuais.

Portanto, seria difícil dizer qual das placas de vídeo nomeadas seriam mais rápidas no AutoCAD e CorelDRAW, mas mesmo que exista diferença entre elas será pequena e talvez tenha pouca significação na prática do dia-a-dia, ficando mais no campo teórico.

Para ser mais detalhistas na resposta, segundo a Autodesk o AutoCAd a partir da versão 2004 utiliza o OpenGL e não o DirectX para representar as texturas, materiais e luzes em 3D e em tempo real.

Assim, pode-se procurar nos sites de medição de perfomance de placas de vídeo qual delas se sai melhor com o OpenGL.

Para facilitar, a AutoDesk disponibiliza esta tabela on-line com diversos modelos de placa de vídeo mostrando qual delas é mais ou menos compatível com seus programas.

Encontre na Oficina dos Bits, a maior variedade de placas de vídeo para a sua configuração.
Quer uma solução completa? Conheça nossa linha de Worksation graficas.

admin

admin

VEJA TAMBÉM

Dicas e Tutoriais

O que é rede Mesh?

Nos dias de hoje, onde a conectividade é essencial em praticamente todos os