Firefox é considerado o melhor navegador

ff2

A associação de consumidores Proteste realizou um teste com os principais programas de navegação na internet disponíveis no mercado e elegeu o Firefox 3.5 como a melhor opção.

Segundo a Proteste, o navegador, oferecido gratuitamente pela Fundação Mozilla, possui rápida inicialização, é versátil e tem grande capacidade de personalização devido as milhares de extensões disponíveis. É compatível com os padrões da internet e integrado a sites de busca. A simplicidade de uso – que dispensa a necessidade de um guia de usuário porque seu design é bem parecido ao popular Internet Explorer – é outro aspecto positivo do Firefox, apontado pela associação.

A Proteste também avaliou o desempenho do tradicional Internet Explorer (IE), navegador da Microsoft presente em todos os computadores pessoais que têm o Windows como sistema operacional. A constatação é que a versão 6.0 do programa não é recomendada por ser insegura e não possuir recursos básicos, como navegação por abas (possibilidade de abrir vários sites numa mesma janela) e integração com mecanismos de busca. Estes recursos já estão presentes nos navegadores rivais e nas novas versões do navegador da Microsoft.

A versão 7.0 do IE é tida como aceitável, mas é considerada obsoleta se comparada a outros programas. Para os usuários que preferem o Internet Explorer, a melhor opção é a versão 8.0, que possui navegação por abas, um bom número de extensões complementares e que gerencia bem sites de busca e feeds RSS (recurso que exibe atualizações dos sites).

Além disso, o Internet Explorer 8.0 possui bons recursos de segurança e privacidade. O programa oferece o modo de navegação “In Private”, que elimina os rastros de acesso e digitação do usuário. Isso garante a privacidade de quem acessa a internet em LAN houses. O problema do IE 8.0 está em seu alto consumo de memória.

Alternativas

A análise realizada pela Proteste contemplou ainda os navegadores Opera 10, Chrome 3.0, Flock 2.5 e Safari 4.0. De acordo com a análise, as alternativas ao Firefox e ao Internet Explorer não são ruins. Em um computador antigo ou simples (por exemplo, um netbook), é possível utilizar navegadores mais leves como o Opera – que consome pouca memória do computador – ou o Chrome, do Google, que tem uma rápida inicialização.

Para quem utiliza as redes sociais a dica é utilizar o Flock. O programa possui um botão que já acessa as contas de sites como Facebook, Twitter e YouTube. O navegador também é integrado aos principais serviços da web e traz um campo para pesquisas, apesar de não ser tão fácil utiliza-lo. Sem ser muito intuitivo, leva tempo para aprender a usar. O Safari 4.0, da Apple, é indicado para quem prioriza a segurança durante a navegação. É simples e fácil de usar, mas se comparado a outros navegadores continua atrás em termos de utilização de recursos do computador.

Segundo a Proteste, na escolha de um novo programa a dica é ter sempre alguma alternativa instalada no computador para acessar aquele site que não abre corretamente no novo browser.

Melhor arranjo

Para Honório Melo, diretor de tecnologia da Iativa, especializada no desenvolvimento de sites, o maior trunfo do Internet Explorer em relação aos concorrentes é o fato de já vir instalado na máquina. Por isso, acabou sendo o mais usado e, juntamente com o Firefox, é o navegador mais usado como referência pelos webdesigners na hora de testar os sites desenvolvidos.

“Em termos de velocidade e leveza, o navegador que tem o melhor arranjo dessas características é o Firefox”, comenta Honório Melo. “O Chrome é mais leve na máquina, mas demora para carregar. Já o Internet Explorer 8 teve uma melhora e ficou muito próximo do Firefox. Mas as versões 5 e 6 são horríveis”, afirma.

NO CELULAR
Concorrência fica ainda mais acirrada

O uso da internet sem fio deve disparar em 2010, enquanto as operadoras de telefonia e fabricantes de celulares continuam lutando para recuperar o atraso em relação ao iPhone, da Apple. Mas está cada vez mais difícil levar software aos celulares, porque muitos produtores de celulares decidiram que criariam navegadores próprios.

Os navegadores mais usados em celulares são da Opera, Apple e Nokia, de acordo com a StatCounter, mas nenhum deles chega a 30 por cento do mercado. Para acirrar a concorrência, a Mozilla, segunda maior produtora de navegadores para PC, está entrando no segmento.

Opera, Myriad e produtoras menores de navegadores para celular estão reformulando seus esforços e querem passar a vender navegadores às operadoras de telecomunicações, que exercem papel crucial na distribuição de celulares nos grandes mercados. A ideia é conseguir que as operadoras forneçam celulares que já levem instalado o navegador. As produtoras de navegadores também estão recorrendo a novas lojas online de software, como as da Nokia e da Microsoft, para distribuir seu software.

Escolha seu browser

Internet Explorer

Teve um grande avanço em relação à versão 6. Ainda peca no alto consumo de memória do PC. Download: microsoft.com/brasil/windows/internet-explorer.

Firefox

Considerado mais leve e veloz do que o IE. É mais simples e fácil de usar. Download: mozilla.com.

Chrome

É rápido na inicialização e ocupa menos espaço no PC, mas demora para carregar os sites. Download: google.com.br/chrome.

Safari

Indicado para quem prioriza a segurança na navegação. Download: apple.com/safari.

Opera

Consome pouca memória e tem ótimos recursos, como o Unite, para compartilhar arquivos. Download: opera.com.

Flock

Boa interação com redes sociais. Download: flock.com

admin

admin

VEJA TAMBÉM