15 dicas para o Gerenciador de Tarefas do Windows

Veja como tirar melhor proveito deste utilitário.

À primeira vista o Gerenciador de Tarefas do Windows parece apenas uma forma complicada de informar o que você já sabe, os nomes dos programas sendo executado sem seu computador.

Ao explorar esta lista com 15 dicas você descobrirá diversas opções para o monitoramento de seu sistema e saberá como detectar e resolver problemas no Windows Vista e no Windows 7.

1- Navegando pelos processos
Pressione as teclas Ctrl+Shift+Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas. Por padrão, a primeira coisa que você é a guia aplicativos (e ela não é lá muito útil). Se você quiser realmente ver o que está em execução em seu PC, clique na guia Processos e depois em “Mostrar processos de todos os usuários”.

Se você não conhece um determinado processo listado nesta guia, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione Propriedades para saber mais detalhes.

2- Solucionando problemas de inicialização
O Windows Media Player é conhecido por travar ocasionalmente. Algumas vezes ele pode travar sem deixar nenhuma janela visível e assim você não vê que existe um problema. Por causa disso, se você tentar iniciar o programa novamente nada vai acontecer porque ele está bloqueado pela cópia travada na RAM.

Caso isto ocorra, abra o Gerenciador de Tarefas e procure pelo processo ‘ wmplayer.exe’. Após encontrá-lo, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione a opção Finalizar Processo. Quando o processo for finalizado você poderá executar o Windows Media Player novamente.

Este tipo de problema também pode acontecer com outro programas.

3- Verificando o consumo de memória
Muitas vezes é interessante ver quais programas estão usando toda sua memória RAM. Para descobrir isso, clique na guia Processos e no menu Exibir selecione a opção Selecionar Colunas. Quando a nova janela aparecer, marque as opções ‘Memória – Conjunto de Trabalho’ e ‘Memória – Conjunto de Trabalho Particular’.

Após marcar e confirmar as opções, você verá dois itens mostrando o uso da memória RAM pelos processos em execução. O primeiro, Conjunto de Trabalho (Memória), exibe a quantidade de memória física que está sendo usada por cada processo. Parte desta memória é compartilhada com outros processos.

O segundo, Memória (Conjunto de Trabalho Particular), exibe a quantidade de memória física está sendo usada apenas pelo processo em si (e que não pode ser compartilhada com nenhum outro).

4- Identificando serviços devoradores de memória
Sua lista de processos no Gerenciador de Tarefas provavelmente deve conter muitos com o nome svchost.exe (clique em Mostrar processos de todos os usuários para exibir todos). O svchost.exe é um processo usado para executar diversos serviços do Windows.

Mas e se ele estiver consumindo muita memória RAM? Quais serviços são os culpados? Para descobrir, clique com o botão direito do mouse sobre um processo svchost.exe e selecione a opção Ir para Serviço(s):

5- Diagnosticando o uso de disco
Sabe quando seu disco rígido parece estar rodando a todo vapor mesmo se você não está fazendo nada no PC? Para saber quais processos estão fazendo isso, clique na guia Processos e em seguida clique no menu Exibir e selecione a opção Selecionar Colunas. Marque e confirme as opções ‘Bytes de leitura de E/S’ e ‘Bytes de gravação de E/S’:

Estas duas colunas exibirão a quantidade total de dados lidos ou gravados por um processo. O total é atualizado praticamente em tempo real, por isso para saber qual processo está acessando tanto seu disco rígido é só ver qual deles tem o maior valor e se o valor está aumentando rapidamente.

6- Identificando vazamento de recursos
Algumas vezes os processos começam a usar cada vez mais recursos do Windows e não conseguem liberá-los novamente. As versões 32 bits do Windows tem um suprimento limitado de recursos e se este vazamento continuar por muito tempo o PC pode acabar travando ou exibindo mensagens de erro.

O Gerenciador de Tarefas pode ajudar você a identificar um vazamento de recursos do sistema. Para fazer isso, clique na guia Processos e no menu Exibir clique em Selecionar Colunas. Marque e confirme as opções Identificadores, Objetos USER e Objetos GDI.

Agora verifique estas colunas com frequência (e as colunas sobre a memória mencionadas anteriormente também). O valor de alguns destes itens pode aumentar dramaticamente me certas ocasiões (durante a verificação de um antivírus, por exemplo), mas se o valor de um deles for muito alto e ainda assim continuar aumentando sem parar, então você tem um problema.

7- Parando processos rebeldes
Se um dos processos em execução surtou e começou a usar toda a CPU, deixando seu PC mais lento que uma lesma, o Gerenciador de Tarefas pode te ajudar. Primeiro, pressione as teclas Ctrl+Shift+Esc e aguarde até que o Gerenciador de Tarefas apareça (se o processo estiver usando toda a CPU, isto pode demorar um pouco).

Quando o Gerenciador de Tarefas finalmente aparecer, procure pelo processo que está causando o problema. Se você quiser finalizá-lo, é só clicar com o botão direito do mouse sobre o processo rebelde e escolher a opção Finalizar Processo e este será o fim dele (na maioria das vezes).

O problema é que isso nem sempre funciona da forma que você espera. Se o processo for relacionado a algum componente crítico do sistema operacional, então finalizá-lo com certeza travará seu Windows ou fará com que ele exiba mensagens de erro.

Se você tiver informações que ainda precisam ser salvas, então o melhor afazer é tentar reduzir o impacto que o processo rebelde está causando em seu PC. E felizmente neste caso, o Gerenciador de Tarefas também pode te ajudar.

Clique com o botão direito do mouse sobre o processo rebelde e reduza sua prioridade (como mostrado na imagem abaixo). O processo continuará em execução e seu sistema já não ficará mais tão lento por causa dele.

Mas se o problema persistir, clique com o botão direito sobre o processo novamente e seleciona a opção Definir Afinidade…. Isto permitirá que você decida quais núcleos da CPU o processo rebelde poderá usar, liberando assim os outros núcleos para o restante do sistema.

8- Entendendo o uso da CPU
Ocasionalmente seu PC pode parecer meio lento, como se algo estivesse usando sua CPU o tempo todo mas a coluna da CPU no Gerenciador de Tarefas não mostra quem está por trás disso. O que fazer então?

Com o Gerenciador de Tarefas aberto, clique na guia Desempenho para ver o gráfico ‘Histórico do Uso de CPU’. Agora clique no menu Exibir e selecione a opção Mostrar Tempos do Kernel. Agora você verá duas linhas no gráfico: a verde, representando o uso total da CPU; e a vermelha, representando o tempo de CPU consumido pelo kernel.

Quando os picos da linha verde estão altos e os da linha estão baixos, então o culpado é um processo executado no modo de usuário, provavelmente apenas um programa comum como seu navegador.

Mas se os picos da linha vermelha estão constantemente altos, isto mostra que o tempo da sua CPU está sendo consumido por algo no kernel, provavelmente um driver, um componente do Windows ou um malware, na pior das hipóteses.

9- Criando um arquivo de despejo

Se um programa travou, você pode tentar usar as Ferramentas de Depuração do Windows para tentar descobrir o motivo.

Abra o Gerenciador de Tarefas, clique na guia Processos e em seguida clique com o botão direito do mouse sobre o processo do programa travado e selecione a opção Criar Arquivo de Despejo:

Quando o Gerenciador de Tarefas terminar de criar o arquivo, ele informará seu nome e onde ele está armazenado:

Agora é só executar o depurador WinDbg, que você deve ter baixado no link acima, e clicar em File > Open Crash Dump File. Se você tiver conhecimento sobre o assunto, você poderá usar o depurador para examinar o arquivo criado e assim tentar descobrir porque o programa travou.

10- Controle seus serviços
Se você precisa interromper ou inicia rum serviço do Windows, você pode usar o services.msc ou o Gerenciador de Tarefas. Com ele aberto, basta clicar na guia Serviços, clicar com o botão direito do mouse sobre o serviço que você quer iniciar ou parar e escolher a opção:

Mas tenha cuidado, interromper um serviço crítico do Windows pode travar seu PC imediatamente. Não tente isso a não ser que você saiba exatamente o que está fazendo.

11- Reinicie o Explorer
Se por alguma razão você precisar reiniciar o Explorer, você pode fazer isso diretamente pelo Gerenciador de Tarefas. Pressione as teclas Ctrl+Shift+Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas e se o processo Explorer.exe estiver listado, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha Finalizar Processo para encerrá-lo.

Para iniciá-lo novamente, clique no menu Arquivo e depois em Nova Tarefa (Executar…) no Gerenciador de Tarefas. Em seguida digite explorer.exe e clique em OK para que o Explorer seja reiniciado.

12- Visualizando informações sobre o sistema
Quando você executa o Gerenciador de Tarefas e clica na guia Desempenho, ele exibirá a quantidade de memória RAM instalada em seu PC (o item Total no campo Memória Física).

O campo Tempo de Atividade mostra quanto tempo já se passou desde que seu sistema foi reinicializado pela última vez.

13- Monitore a utilização da rede
Com o Gerenciador de Tarefas aberto, clique na guia Rede e você verá um gráfico que ilustra a utilização da sua rede. Isto pode ser útil para ver se algum processo está consumindo muitos recurso da rede.

Se você clicar em Opções > Guia Sempre Ativa, o Gerenciador de Tarefas continuará coletando dados sobre o uso da rede mesmo quando a guia Rede não estiver sendo exibida.

No menu Exibir, você pode clicar em Histórico do Adaptador de Rede para poder visualizar os bytes enviados, recebidos e o total.

14- Fale com outros usuários da rede
Se você está trabalhando em um PC conectado à uma rede, você pode usar o Gerenciador de Tarefas para enviar mensagens para outros usuários que estejam conectados ao seu PC.

Clique na guia Usuários para ver quem está conectado ao seu PC no momento e entre as opções disponíveis, você pode enviar uma mensagem ou pode desconectar a pessoa.

15- Use algo melhor
Aprender a usar bem o Gerenciador de Tarefas é importante, mas se você quiser algo mais detalhado e com um maior número de opções e recursos, você pode experimentar o Process Explorer.

Fonte: Baboo

Ainda têm duvidas? Tire todas as suas duvidas no forum Bits Caverna!!!

Veja como tirar melhor proveito deste utilitário

admin

admin

VEJA TAMBÉM

Dicas e Tutoriais

O que é rede Mesh?

Nos dias de hoje, onde a conectividade é essencial em praticamente todos os