Review: Testamos o receptor digital Visus TV Extreme USB

Olá amigos do Bits Caverna, hoje apresento  a vocês o teste do receptor digital Visus TV Extreme, sintonizador capaz de receber sinal digital (1seg e full seg, sinal analógico e radio FM). Que recentemente chegou a nossa loja como opção a quem quer ter o sinal digital de alta qualidade a preço mais acessíivel em seu desktop ou notebook com relação aos receptores de mesa.

Com a TV digital começando a se difundir no Brasil, várias cidades como aqui em Belo Horizonte, já dispõe para uso o sinal da TV aberta em alta definição, prato cheio para quem tem TV’s de LCD e Plasma e quer assistir em máxima qualidade nossa programação habitual.

Em Belo Horizonte o sinal começou a ser transmitido no ano passado, sendo a segunda cidade do pais a receber  a tecnologia.

Hoje contamos com os canais Globo, Rede TV, SBT, Band e Record com a máxima qualidade de exibição, mas na pioneira cidade de São Paulo o sinal digital já é transmitido por mais de 10 canais diferentes.

Para quem não sabe o sinal digital no Brasil é transmitido em 2 padrões, sendo eles o 1seg, que é voltado a dispositivos móveis como telefones, notebooks, tem baixa resolução e para quem comprou os primeiros dispositivos USB vendidos somente com este padrão de sinal gerou certa indignação ao se colocar em tela cheia, pois a imagem é horrível.

Visto que este tipo de sinal é focado para dispositivos com telas pequenas com resolução máxima de 320×240 (Resolução comum em telas de celulares).

Já o padrão FullSeg é execepcional pois ele que tira todo proveito da tecnologia digital e leva imagens em altíssima definição gerandas em 1080 linhas e o Visus TV Extreme reconhece este padrão e torna seu notebook e computador em um excelente central de TV.

O receptor digital Visus TV Extreme, vem completo de fábrica. No seu conteúdo estão presentes uma pequena antena VHF/UHF, controle remoto, clip para fixar a antena no notebook, adaptador coaxial para ligar antena convecional no receptor, extensor USB, e adaptador RCA, S-video para conectar ao Visus TV Extreme video games, aparelhos de TV a cabo, DVD e video cassete.

Os requisitos mínimos são:

Intel® Pentium® 4 de 2.2GHz, Pentium M 1.3GHz ou AMD®
Athlon® 64 (necessário um Pentium 4 2.8GHz, Pentium M 1.7GHz ou
AMD Athlon 64 equivalente para recepção de HDTV)
RAM: 512MB para Windows Vista (1GB recomendados);256MB para Windows (512MB recomendados)
Porta USB 2.0 disponível
Placas de áudio e vídeo com suporte para DirectX9® ou superior
1GB de espaço livre em disco (recomenda-se 20GB para gravação de TV)
Unidade de CD-ROM ou DVD-ROM

Nosso Visus TV Extreme foi submetido a testes em todas sua funções e é claro o primeiro dos testes e mais esperado foi com relação a TV digital.

O equipamento usado no teste do produto foi um notebook equipado com um processador Core 2 Duo 5750, 2GB de memória ram, placa de video dedicada Radeon HD2400 com 128MB DDR3 e tela de 15”, também foi ultilizada uma TV LCD de 32” séria 4 da samsung direcionando a imagem do notebook para a TV.

A instalação é bem intuitiva e de fácil ultilização, a busca pelo sinal é feita de forma altomática pelo sistema e a medida que vão sendo localizados os canais são colocados na lista do programa Total Media da Arc Software que diga-se de passagem é muito bom.

Mesmo com a pequena antena que vem junto do receptor foi possível pegar todos os canais disponíveis em nossa região. Tanto no padrão 1seg quanto fullseg e a reprodução foi perfeita em termos de imagem.

Mas devido a pequena antena a imagem trava as vezes, tive que ficar posicionando ela pelo quarto afim de pegar o melhor sinal, mesmo assim acredito que em lugares mais altos e próximos da região central de BH a pequena antena seja suficiente.

O problema do sinal foi resolvido quando ultilizei o cabo da antena externa afixada no telhado. A qualidade das imagens em HD é excepcional e foi percebida ainda mais quando direcionei as imagens para a minha TV de lcd. Para quem esta acostumado com o sinal analógico a diferença é gritante e logo vem a vontade de comprar o aparelho.

Imagens HD dos principais canais

Rede TV – A melhor imagem de todos os canais HD de BH.

Globo – Tela quente

SBT – Hebe (Bem mais velha em alta definição)

Nem toda programação da TV digital Brasileira é transmitida na resolução Wide Screen, na globo por exemplo a maioria dos programas como algumas novelas, jornal é exibida no padrão 4:3, a REDE TV no entando no que pude ver , somente as propagandas não são WIDE. E quando o sinal não é wide a TV apresenta bordas laterais, e assim como nos receptores de mesa não foi possivel forçar manualmente a programação em wide.

Imagem capturada externamente da TV Samsung série 4 32” projetando a imagem do Visus TV Extreme

Para ilustrar a diferença de qualidade do sinal 1seg, como falado acima é voltado para dispositivos portáteis, mas que nosso Visus TV Extreme também reconhece, segue imagem tirada do mesmo programa que estava passando na Rede TV

Agora que sabemos que o Visus TV Extreme reproduz a TV digital brasileira com qualidade invejável, não posso deixar de falar do programa que gerencia este receptor chamado Total Media. Feito pela ArcSoft ele é bem completo, fácil de usar e tem complementos que com certeza vão deixar os usuários muitos satisfeitos com a aquisição.

No menu incial você escolhe o que deseja fazer :

Gerenciar e reproduzir  suas fotos no ótimo foto albúm do programa.

Player de Radio com possibilidade de listar as estações favoritas e gravar em seu computador o conteúdo em tempo real.

A função mais legal dos programa, foi a integração com os principais Gadgets do mercado, sincronizando com o aparelho e reproduzindo seu conteúdo de audio e video.

Pausar a programação ao vivo, imagine no meio da final do seu campeonato predileto, você tem que atender o portão, sua esposa grávida com desejo de goiabada no meio do filme, com o Visus TV Extreme, pause a programação e assista de onde parou. O programa salva a gravação no seu HD e você continua normalmente de onde parou de assistir.

Grave os programas da TV em alta definição, filmadoras, video games e até mesmo digitalize seu VHS, o formato usado pelo programa é o mpeg2. Simples e fácil você começa e para a hora que quizer, usando a barra inferior do programa.

O programa roda bem, mesmo a configuração não sendo as mais fortes do mercado, podemos considerar meu notebook como um produto de desempenho regular. Os requisitos mínimos para uso da Visus TV Extreme são processador de 2.0 Ghz, Windows XP com Service Pack 2, 512 Mb de memória RAM (recomendado) e ao menos 1 Gb de espaço no HD.

Porém nem tudo são flores, durante os testes o programa pareceu um pouco instável em alguns momentos chegando ao ponto de reiniciar o windows com tela azul.

Mais tarde no Google descobri ser um problema de driver com windows 7, pois no windows xp ou vista outros sites especializados acusaram funcionamento normal.

Mandei um e-mail pedindo informações de como corrigir este problema no novo sistema da microsoft aos fabricantes do receptor e aguardo resposta que futuramente estarei colocando aqui para compartilhar com nossos leitores.  Mas o problema ocorreu poucas vezes e não compromete a qualidade do produto.

Pontos Positivos

Alta qualidade de imagem.

Programa gerenciador completo e prático.

Pausar a programação ao vivo.

Pacote completo com controle remoto e antena.

Pontos Negativos

Apesar de ser um dispositivo portátil, em algumas regiões devido a potência do sinal, uma antena externa deve ser utilizada (Problema não da captura e sim do sinal digital).
Instabilidade no Windows 7 em determinados momentos.
Necessário upgrade  de driver link: http://www.visustv.com.br/suporte.html
A placa de captura deve ficar sempre no campo de visão para o controle remoto funcionar.

Apesar de ser um dispositivo portátil, em algumas regiões devido a potência do sinal, uma antena externa deve ser utilizada (Problema não da captura e sim do sinal digital).

Conclusão

Os pontos positivos do receptor Visus TV Extreme são tantos que os pontos negativos não tiram a ótima experiência em usar a peça.

Com certeza é um dispositivo obrigatório para usar o PC como uma verdadeira central multimídia.

Ver a programação em alta definição realmente é uma experiência magnífica, pena o tempo para teste ser tão curto para experimentar em um dia de jogo de futebol, que já tive oportunidade de acompanhar em alta definição e com certeza eleva a transmissão em outro patamar visual.

Recomendo o produto e com certeza já temos disponível em nosso estoque para vocês confirmarem tudo que foi dito neste teste.

Abraços a todos.

Anderson Torres, consultor de Vendas.

admin

admin

VEJA TAMBÉM