LG Flatron E2350V

Com todo o burburinho em volta de televisores e monitores de alta definição, a LG coloca no mercado um modelo de tecnologia diferenciada, e muito aguardada pelos usuários atentos às novas tendências. Estou falando do Flatron E2350V, que se enquadra na categoria “monitor de LED” – tecnologia sobre a qual iremos comentar em mais detalhes a seguir.

Além de maiores níveis de contraste (5.000.000:1, de acordo com a LG), outros diferenciais da tecnologia LED são a grande economia de energia e o menor tamanho e peso do produto, devido à ausência de lâmpadas fluorescentes atrás da tela – como ocorre em monitores de LCD. O E2350V pesa incrivelmente pouco mais de 3 kg e tem somente 198 mm de profundidade.

Vejamos um pouco mais sobre este monitor a seguir.

Especificações
Abaixo, especificações do LG Flatron E2350V:

* Tamanho da tela (Polegadas): 23
* Tipo de painel: TN
* Contraste: 5.000.000:1 DFC
* Tempo de Resposta: 5ms
* Brilho: 250 cd/m²
* Resolução Máxima: 1920 x 1080 @ 60Hz
* Suporte de cores: 16,7 M Cores
* Ângulo de VisãoH: 170º, V:160º
* Frequência Horizontal: 30 ~83Hz (analógico /digital)
* Frequência Vertical: 56 ~ 75 kHz
* Revestimento da Tela: Anti-Glare, Hard Coating
* Alimentação: 100 ~ 240 VAC (50/60Hz), Fonte Externa do monitor
* Dimensões (LxAxP) do Produto: 559,8 x 427 x 198mm
* Dimensões (LxAxP) da Embalagem: 632 x 120 x 480mm
* Peso (produto): 3,35 kg
* Peso (embalagem): 5,32 kg
* Cor Frontal: Black Piano com detalhe em roxo escuro
* Cor Traseira: Roxo Escuro Brilhante
* Cor da Base: Roxo Escuro Brilhante
* Sinal de Vídeo: RGB Analógico/ DVI-D Digital
* Conector de entrada: D-SUB ( 15 pinos) / DVI-D (com HDCP)/HDMI/Fones Out
* Conexões: D-Sub, DVI-D, HDMI
* Imagem: Chip FLATRON f-Engine
* Recursos Especiais: Funções exclusivas Smart+
* Pedestal: Base removível e com ajuste de inclinação
* Acessórios: Cabo de Força, Cabo D-SUB, Cabo DVI, Manual do Usuário e CD de instalação
* Furação para Suporte de Parede: Não

LED
Os monitores de LED são uma tecnologia relativamente nova que, devido ao próprio nome comercial com que foi batizada, pode provocar confusão na mente de alguns compradores. Isso porque, na verdade, os monitores e televisores de LED para uso doméstico nada mais são que monitores de LCD com um sistema diferente de iluminação.

Em um monitor de LCD comum, o cristal líquido forma as imagens preenchendo os pixels entre duas placas de vidro. Por trás disso, ficam lâmpadas fluorescentes que fornecem a iluminação para a tela. Já no monitor de LED, essas lâmpadas são substituídas por – adivinhe – LEDs, que ficam posicionados nas bordas da tela e são muito mais compactos e econômicos em termos de energia.

Com isso, temos um monitor mais fino, mais leve, e com menor gasto de energia. Um monitor de LCD de 19″ consome em torno de 45 watts, enquanto o modelo de LED que analisamos nesta review consome 28 watts com 23 polegadas. Devido a isso, o marketing da LG aproveita para divulgar o monitor como sendo eco-amigável.

Nessa foto de uma TV de LED desmontada, é possível ver os LEDs nas bordas da tela

O principal diferencial prático desta tecnologia está nas cores mais fiéis e no alto contraste, derivado do fato de os LEDs acenderem de acordo com a demanda de cor da imagem. Já o monitor de LCD só emite luz branca, o que acaba vazando um pouco de branco para a imagem final.

No entanto, é importante não confundir os monitores domésticos de LED com os painéis utilizados em letreiros animados de propaganda ou em palcos de shows. Nestes, a imagem é formada diretamente nos LEDs, e não na tela de LCD, emitindo muito mais calor, além de serem inviáveis para a visualização a distâncias curtas.

Design
O design do LG E2350V chama atenção logo de cara pelo fato de ser mais “horizontal” do que os demais monitores – justamente por ser projetado para uso em resolução 1920 x 1080 pixels.  Isso já o deixa com um aspecto diferenciado, complementado pela “finura” do monitor, devido aos aspectos técnicos da tecnologia de LED que já explicamos anteriormente.

O bonito acabamento em black piano com detalhes em roxo é complementado pela ausência de botões de ajustes, substituídos por um painel sensível ao toque embutido na parte frontal do monitor. Luzes lilases fazem as vezes de botões, e basta um toque nelas para ligar e desligar o monitor e acessar ajustes sobre os quais veremos a seguir.

Outra característica bem interessante do E2350V que merece ser mencionada é o inovador mecanismo de suporte: A base oval do monitor pode ser retirada, ficando somente a peça de encaixe inclinável que serve então de apoio para colocar o monitor sobre a mesa como se fosse um porta-retrato.

Funcionalidades
Como funcionalidades exclusivas, o E2350V possui os sistemas f.ENGINE e Smart+, que proporcionam alguns ajustes otimizados ao monitor. Basicamente, o f.ENGINE permite ao usuário escolher entre alguns pré-ajustes, sendo o padrão (Standard), um para filmes e outro para Internet.

Esses modos ativam configurações de contraste mais forte, principalmente no modo para filmes, que deixa as cores e texturas mais vibrantes – o que pode ser uma opção de acordo com o gosto do usuário. Já o ajuste de Internet não se mostrou muito útil em nossa avaliação, podendo ser facilmente substituído pelo ajuste padrão.

Já o sistema Smart+ oferece – dentre outras coisas – uma opção muito interessante que é o brilho automático. Através de um sensor de luz ambiente instalado no monitor, o sistema reduz a luminosidade da tela de acordo com a imagem exibida. Por exemplo, navegando na web ou editando um documento de texto – onde o nível de branco é elevado – a tela automaticamente se torna mais opaca, aliviando a vista do usuário.

Outros ajustes disponibilizados pelo Smart+ necessitam da instalação do programa Easy Set Package, que acompanha o monitor: Original Ratio (que exibe a imagem de acordo com a resolução do sinal original), Dual Web (que divide a tela para ajudar a navegação em diversas janelas da web) e Modo de Cinema (que reduz o brilho de fundo para melhor conforto dos olhos).

Quanto a conexões, o monitor tem entradas HDMI VGA e DVI – algo essencial para um monitor com resolução máxima Full HD (1920 x 1080 @ 60Hz). Outra conexão interessante é a saída para fone de ouvido localizada na traseira do monitor, numa provável tentativa de compensar a ausência de alto-falantes embutidos (que são, convenhamos, totalmente dispensáveis para quem opta por um monitor deste nível de qualidade, já que também deve se tratar de um usuário que prima pela qualidade de som).

Desempenho
Com relação ao desempenho do E2350V, de cara podemos citar seus dois pontos fortes: a grande economia de energia e o alto contraste, que a LG divulga ser de 5.000.000:1. Verdade ou não, é fato que a tecnologia de iluminação da tela por LED realmente oferece mais contraste, o que ficou evidenciado por uma comparação que fizemos deste monitor operando ao lado do Samsung 2233RZ, com ambos rodando o mesmo vídeo e navegando nos mesmos sites ao mesmo tempo.

Não seria adequado dizer que um monitor é melhor que o outro neste sentido, pois se trata uma questão de preferência de usuário. Enquanto o monitor de LED oferece imagens mais vibrantes e cores mais vívidas, o de LCD oferece imagens mais suaves e opacas. No entanto, a imagem no monitor de LED pode ser considerada cansativa com o uso prolongado por parte de alguns usuários, dando preferência óbvia, assim, ao LCD.

Ainda nesse quesito, a diferença na tecnologia de iluminação entre esses dois tipos de monitores pode provocar mais uma questão a ser considerada pelos usuários mais detalhistas: A questão da fidelidade de cores. No monitor de LCD, como já dito anteriormente, há um leve vazamento de branco para a imagem, devido à iluminação por lâmpadas fluorescentes, enquanto no LED as imagens têm as cores mais “puras”, o que pode ser percebido especialmente no caso do preto e tonalidades escuras.

Quanto à economia de energia, menciona no iníco desta seção, ocorre o que já foi explicado anteriormente nesta review: A tecnologia de iluminação por LED é bem mais econômica, consumindo até 45% menos que um monitor de LCD, segundo diz a LG. Por esse motivo (e por outros, como o fato de os materiais usados no monitor serem 90% recicláveis), o E2350V ganhou a certificação UL Gold, classificando-o como um produto “eco-amigável”.

Para os gamers, um ponto que talvez possa ser considerado negativo para os mais “chatos” é o tempo de resposta de 5 ms – que alguns dizem não ser o suficiente para reproduzir com 100% de precisão movimentos rápidos de games FPS, por exemplo. Pessoalmente, não tenho do que reclamar neste quesito, mas fica o aviso baseado na opinião de outros reviewers.

Conclusão

Como pudemos perceber, o monitor de LED da LG se trata de um produto de alto nível, que pode beneficiar o usuário tanto na questão das imagens mais vívidas e com alto contraste, quanto na questão da resolução Full HD, facilitando não somente aplicações multimídia, mas também o trabalho em multi-tarefa, por exemplo.

Quanto às imagens muito fortes, que podem incomodar alguns usuários, o recurso do Brilho Automático cai como uma mão na roda, suavizando bastante os tons de branco em atividades que exigem muito tempo, como navegação na Internet e trabalho com softwares. Já para os ‘hardcore gamers’, eu aconselharia que testassem o monitor antes com seus games favoritos, para verificar se a taxa de atualização de 5ms é suficiente para jogos de tiro em primeira pessoa. Trata-se de algo que só o nível de exigência de cada um pode avaliar.

O design, com o diferencial da base removível, também é um ponto forte, além da economia de energia já mencionada anteriormente. O preço, por volta dos R$ 750, pode ser considerado “salgado”, mas não tanto se considerarmos o alto nível deste monitor, e suas funcionalidades. Afinal, o LED é uma tecnologia de ponta no mercado de TVs e monitores, e há monitores de LED de empresas concorrentes que não possuem entrada HDMI.  Portanto, na avaliação final, podemos dizer que se trata de um excelente monitor.

Fonte: Adrenaline

9 pensamentos sobre “LG Flatron E2350V

  • Pingback: Review LG Flatron E2350V | Combo Digital

  • 4 de junho de 2010 em 22:00
    Permalink

    Adquiri um monitor flatron E 2350 V / fantasico porem tenho duvida. como aplicar o monitor como função desktop e Tv?
    Att.

  • 7 de junho de 2010 em 9:48
    Permalink

    Marco, sinto te dizer, mais esse monitor não é TV.
    Más, te indico uma solução, veja esse post.

  • 28 de agosto de 2010 em 20:52
    Permalink

    Adquiri este monitor e não estou satisfeito. Acho que deveria vir com um manual de explicações para o usuário poder sabermexer nele direito. O branco é muito forte! Já o mesmo monitor da SAMSUNG ví e achei muito melhor, pois o meu vizinho tem um.
    Este da LG deixou a desejar, não acho ele tão excelente como está descrito acima. A minha nota para este monitor é 7.

  • 9 de setembro de 2010 em 0:51
    Permalink

    ola não consigo instalar o easysetpackage e o monitor fica com um listra preta nas laterais e não espandi a tela…
    estou tentando resolver por favor me ajudem

  • 25 de outubro de 2010 em 18:18
    Permalink

    adquiri um há algum tempo!!!!
    achei otimo!!!
    muito bonito,leve,otimo para filmes e jogos principalmente ; é claro!!!!!!

  • 20 de novembro de 2010 em 18:22
    Permalink

    Esse monitor pode ser usado em vídeo Games como PS3 e ou X BOX 360?

  • 20 de março de 2011 em 11:34
    Permalink

    Gostaria de saber se a faixa roxa que possui abaixo dos botões de comando sensível ao toque possui iluminação roxa ( como nos botões de comando ) !!

  • 28 de março de 2011 em 12:08
    Permalink

    Gostaria de saber se a faixa roxa que possui abaixo dos botões de comando sensível ao toque possui iluminação roxa ( como nos botões de comando ) !!
    não é apenas o led indicador de energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *