O Pacote Office 2010 é lançado no Brasil!

Novo pacote de programas de escritório da Microsoft investe em ferramentas de colaboração, integração com redes sociais e aplicativos online.

Inovações: A inovação mais visível no novo pacote é um conjunto de aplicativos web, as Office Web Apps – versões online do Word, Excel, PowerPoint e OneNote – que devem estar disponíveis através do serviço Windows Live em breve. A Microsoft também irá oferecer versões destes aplicativos baseadas em sua plataforma SharePoint, para empresas que desejarem hospedá-los localmente.

Mas embora as Office Web Apps sejam capazes de fornecer recursos mínimos de colaboração e brilhem ao manter a formação em documentos que são trucidados por outros concorrentes online, é pouco provável que impressionem qualquer um que já aprecia os inúmeros recursos do Google Docs, Zoho Office e vários outros pacotes de produtividade baseados na web. Na verdade, elas nem foram feitas para isso: a Microsoft declarou claramente que criou as Web Apps como companheiras, e não substitutas, do software para desktops.
a

Mudanças em todo o pacote
Aa

A versão final do Microsoft Office 2010 não é muito diferente do beta que analisamos no ano passado. Alguns dos novos recursos devem impressionar até mesmo os usuários veteranos: entre elas a função “Broadcast Slide Show” no PowerPoint, que permite mostrar uma apresentação remotamente para qualquer pessoa que tenha um PC com um navegador web.

No geral, o visual do pacote é mais consistente entre os vários aplicativos, e mais modesto do que o de seu predecessor, principalmente porque a Microsoft optou por uma paleta de cores baseada no branco e tons de cinza, contra o azul-celeste do Office 2007.

O grande e desajeitado botão do Office que ficava no canto superior esquerdo de cada janela também se foi. Em vez dele, clicar no meu Arquivo agora abre uma nova janela, chamada de “Backstage View”, com várias opções para criar, salvar, compartilhar e imprimir, bem como para acessar versões recentes do documento atual ou abrir outros usando uma prática lista de documentos recentes. Esta janela também leva a menus com opções específicas para cada aplicativo.

Além disso o Office 2010 tem um refinamento de uma das funções mais básicas durante a criação de conteúdo: “colar” material que você recortou ou copiou de outros trechos do documento. A nova opção de “Live Preview” para a função Colar não só permite manter a formatação da origem, mesclá-la com a formatação de destino ou transferir apenas o texto, mas também permite ver qual será o resultado antes de aceitá-lo, da mesma forma como o Ribbon permite ver mudanças de fontes passando o cursor do mouse sobre elas.


O pacote também tem ferramentas bastante sofisticadas para edição de imagens e vídeo que podem, para muitos usuários, eliminar a necessidade de editar os arquivos com programas de terceiros antes de usá-los em documentos do Office.

E em resposta ao crescente problema do malware que chega em arquivos baixados da web, por padrão os programas abrem arquivos baixados em um “modo protegido” (Protected View), com edição desabilitada até que o usuário a autorize explicitamente clicando em um botão dentro de um aviso bem visível que fica no topo da janela.

Alguns outros novos recursos só funcionam com outros aplicativos da Microsoft, como um indicador de presença que lhe permite ver quais dos seus contatos do Windows Live Messenger estão online e iniciar conversas de dentro do próprios office.
A

Opções de 64 Bits
A

O Office 2010 é a primeira versão do pacote de aplicativos da Microsoft a chegar em versões de 32 e 64 Bit. A versão 64 Bit, entretanto, não tem todos os recursos de sua “irmã menor”: entre outras coisas add-ons como versões de terceiros do Outlook Social Connector (para mostrar atualizações de redes sociais populares dentro do Outlook) ainda não estão disponíveis.

As versões de 64 Bits do Excel e Project podem usar a capacidade dos processadores de 64 Bits de endereçar grandes quantidades de memória para rodar planilhas e projetos gigantescos (embora, estranhamente, isto não se aplique ao Access e seus bancos de dados). Entretanto, a não ser que você se sinta incomodado pelas limitações de memória, a Microsoft recomenda que você continue com as versões de 32 Bits do Office mesmo que seu computador rode um sistema operacional de 64 Bits.
A

Atualização útil
A

No geral o Office 2010 é um sucessor adequado e, em muitos casos, bastante útil do Office 2007. A Microsoft não está oferecendo pacotes de upgrade para a nova versão, mas os preços foram reduzidos e para muitas pessoas a versão mais barata, a Home and Student com quatro aplicativos (Word, Excel, PowerPoint e OneNote) é mais do que suficiente. Especialmente se você pulou o Office 2007, a migração para a versão 2010 deve ser considerada, mesmo em uma recessão.

A

Fonte: PC World

Um comentário em “O Pacote Office 2010 é lançado no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Gostou do conteúdo do blog? Compartilhe! :)

LinkedIn
Share
Instagram