Micro liga, mas monitor não acende e fica com o led piscando

O computador (desktop) ele inicializa corretamente e os bips ocorrem normalmente. Os LEDs do painel frontal acendem, a fonte funciona e mesmo assim não aparece coisa alguma na tela. O LED do monitor fica piscando o tempo todo,  como se o micro estivesse desligando.

O que falta, então, no caso, é o sinal de vídeo, que é o que faz o monitor “acender”.

A questão portanto é saber porque o sinal de vídeo não está acontecendo. Existem duas alternativas, no caso do vídeo ser onboard ou off-board .

Se a placa de vídeo for do tipo off-board, isto é, uma placa AGP, PCI ou PCI-E conectada num slot da placa-mãe, então pode ser que a placa esteja mal encaixada ou com mau contato, o que costuma acontecer principalmente quando o micro fica longos períodos (vários meses) sem manutenção, ou então quando o micro é transportado. A primeira providência é retirar a placa de vídeo, limpar os contatos com um produto adequado e reencaixá-la cuidadosamente, certificando-se de que ela está encaixada perfeitamente em seu slot. Se nem assim o sinal de vídeo aparecer, provavelmente a placa de vídeo está defeituosa ou então é algum problema mais sério, provavelmente na placa-mãe ou, mais remotamente, no processador ou nas memórias.

Caso a placa de vídeo seja do tipo on-board, isto é, integrada na placa-mãe, costuma ser algum problema nas memórias. As placas de vídeo on-board geralmente compartilham parcial ou totalmente a memória de vídeo com a memória principal da máquina. Por exemplo, se o micro tem 1 GB de memória (1024MB) , pode-se deixar algo como 256 MB para a memória de vídeo, ficando 768 MB para o restante do micro funcionar. A solução nestes casos costuma ser retirar as memórias, retirar a poeira com um pincel anti-estático e limpar seus contatos com um produto específico para esta finalidade. Aproveite também para limpar os slots das memórias e a própria placa-mãe, usando um aspirador de pó específico para isto ou então dando uma pincelada com o pincel anti-estático e depois um bom “assoprão” (mas sem cuspir, por favor). Ao remontar as memórias, provavelmente o vídeo retornará. Se isto não acontecer, pode ser que um ou mais pentes de memória estejam defeituosos, ou então é algum defeito na própria placa-mãe.

a

Problema resolvido? Aproveite e visite a loja Oficina dos Bits e encontre o computador com a configuração ideal para você!

Computador Bits 3D Vision – Intel

Computador Bits Gamer Attack

Computador Bits Elite

Computador MiniBits Home Theater PC – HTPC

fonte: Revista PnP

13 pensamentos sobre “Micro liga, mas monitor não acende e fica com o led piscando

  • 16 de agosto de 2010 em 13:30
    Permalink

    Tive esse mesmo problema, mas o culpado era o proprio monitor, que demorava para mostrar o video.
    Em alguns modelos, ligando o monitor sem sinal algum, aparecem algumas informacoes na tela como procurando sinal, no meu caso somente uma tela escura, e o meu Pc funcionava perfeitamente com outro monitor.
    Levei meu monitor na autorizada samsung (que cobra R$30,00 caso eu nao aceite os valores para conserto) e agora estou esperando retorno.

  • 17 de agosto de 2010 em 3:45
    Permalink

    Eu ja tive esse problema vairas vezes em alguns PCse sempre resolvi limpando os contatos do modulo de memória usando borracha (essas de escola mesmo) ja que minha placa de video é onboard.

  • 5 de abril de 2011 em 13:38
    Permalink

    MEU COMPUTADOR PIFOU! O GABINETE LIGA, DÁ SINAL DE FUNCIONANDO MAIS A TELA FICA ESCURA. JÁ FIZ O TESTE E A TELA ESTA BOA MAIS O PROBLEMA É NO GABINETE. DÁ PARA CONSERTAR? O QUE É?

  • 13 de setembro de 2011 em 0:57
    Permalink

    Tenho uma placa mãe asus a7v8x-x, a placa mãe tá funcionado em perfeito estado o led dá placa mãe acende , o coller roda, o gabinete acende normalmente , só que o monitor não dá imagem , fica o led piscando na cor verde, e o monitor não dá imagem de jeito nenhum, a memória tenho certeza que não é porque já limpei com a borracha , testei no pc do meu tio funcionou normalmente, tb tenho certeza que não é a placa de video, porque o collerzinho da placa de video está rodando normalmente , e quando retirei do pc do meu primo estava funcionando, tb não é o monitor já testei o monitor , tb já resetei a bios e já testei outras baterias na placa mãe , tb não voltou a normal , por favor me de essa ajuda! não aguento mais fica procurando o defeito!

  • 14 de setembro de 2011 em 13:05
    Permalink

    Olá Bárbara,
    Bom alguma peça do seu computador esta com problema, com os dados que você informou, podemos ter problemas ou no processador ou na própria placa mãe, mas só com testes podemos dar a certeza. Nossa loja conta com o serviço de assistência técnica apta a olhar seu equipamento.
    Aguardo sua visita.
    att

    Anderson

  • 22 de outubro de 2011 em 22:13
    Permalink

    Bom, meu problema é o seguinte, meu monitor n passa imagem alguma e fica com o led piscando, volta e meia o monitor funciona e quando fico um bom tempo sem mecher no pc o monitor desliga e volta a ficar com esse problema , sem imagem e com led piscando. Minha placa de video é on-board e sim, Já tentei retirar a memória e limpar, já limpei toda a placa mãe, problema no PC em sí eu acho que não é, creio que seja algum defeuito na memória ou no próprio monitor, já que testei no meu notebook, e continua com o mesmo problema… Gostaria de uma solução o mais breve possivel por favor ! E se possivel resp através do meu email, pois tenho certeza que n voltarei mas aqui :(

  • 2 de dezembro de 2012 em 10:15
    Permalink

    Tive esse problema tambem,mais no meu caso era os drivers de video da minha agp,desistalei o driver e ficou beleza nunca mais deu problema,agora so achar outro driver compativel com a placa de video,tentem desistalar os drivers de video em modo de segurança e liguem depois,deve resolver o problema.

  • 10 de janeiro de 2013 em 12:15
    Permalink

    O meu monitor Lg w1943cv, as vezes quando ligo o computador, ele não ascende, ou seja, o sistema inicializa normalmente porém não aparece imagem no monitor, aí eu desligo o computador, inclusive no estabilizador, desconecto o cabo do cpu e conecto novamente, aí ligo o estabilizador e ligo a cpu, nem sempre o monitor liga mas na maioria das vezes funciona.

  • 9 de março de 2013 em 18:35
    Permalink

    eu tenho no meu computador o wind 7 e de uns tempo para cá o meu monitor samsung deu para ficar com a luz led piscando toda vez que ele desliga sozinho automaticamente ele bloqueia e desliga sózinho e quando eu ligo o pc a cpu liga , mas o monitor não liga demora para mostrar a imagem. Não sei se é problema na placa de video ou no monitor mesmo

  • 13 de junho de 2013 em 16:57
    Permalink

    Verifique no seu SO opções de energia, provavelmente seu monitor está configurado para desligar depois de um determinado tempo.

  • 13 de junho de 2013 em 17:03
    Permalink

    Provavelmente seu monitor tem varias saidas, e talvez por apertar o botão power, tambem sem querer pressiona o botão de trocar de saida, e por isso ficaria sem sinal.

  • 15 de julho de 2013 em 14:09
    Permalink

    Olá pessoal! o meu o problema que estou enfrentando é o seguinte:
    O Pc liga, pelo menos os leds acendem, mas na tela do monito nada acontece, é somo se ele estivesse simplesmente energizado, mas não aparece a mensagem de “sem sinal”.
    Troquei a plca de video, resetei a BIOS e testei o monitor em outro PC e continua do mesmo jeito, li acima e vi que o problema no meu PC outros já tiveram, será que o problema é na PLACA MÃE? até mais…

  • 12 de junho de 2014 em 20:32
    Permalink

    o meu monitor não está querendo acender automaticamente eu tenho que ficar ligando e desligando-o mais de dez vezes seguida para ele poder aguentar a imagem acesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>