Micro liga, mas monitor não acende e fica com o led piscando

O computador (desktop) ele inicializa corretamente e os bips ocorrem normalmente. Os LEDs do painel frontal acendem, a fonte funciona e mesmo assim não aparece coisa alguma na tela. O LED do monitor fica piscando o tempo todo,  como se o micro estivesse desligando.

O que falta, então, no caso, é o sinal de vídeo, que é o que faz o monitor “acender”.

A questão portanto é saber porque o sinal de vídeo não está acontecendo. Existem duas alternativas, no caso do vídeo ser onboard ou off-board .

Se a placa de vídeo for do tipo off-board, isto é, uma placa AGP, PCI ou PCI-E conectada num slot da placa-mãe, então pode ser que a placa esteja mal encaixada ou com mau contato. O que costuma acontecer principalmente quando o micro fica longos períodos (vários meses) sem manutenção, ou então quando o micro é transportado.

A primeira providência é retirar a placa de vídeo, limpar os contatos com um produto adequado e reencaixá-la cuidadosamente, certificando-se de que ela está encaixada perfeitamente em seu slot.

Se nem assim o sinal de vídeo aparecer, provavelmente a placa de vídeo está defeituosa ou então é algum problema mais sério. Provavelmente na placa-mãe ou, mais remotamente, no processador ou nas memórias.

Caso a placa de vídeo seja do tipo on-board, isto é, integrada na placa-mãe, costuma ser algum problema nas memórias.

As placas de vídeo on-board geralmente compartilham parcial ou totalmente a memória de vídeo com a memória principal da máquina. Por exemplo, se o micro tem 1 GB de memória (1024MB) , pode-se deixar algo como 256 MB para a memória de vídeo, ficando 768 MB para o restante do micro funcionar.

A solução nestes casos costuma ser retirar as memórias, retirar a poeira com um pincel anti-estático e limpar seus contatos com um produto específico para esta finalidade.

Aproveite também para limpar os slots das memórias e a própria placa-mãe. Use um aspirador de pó específico para isto ou então dê uma pincelada com o pincel anti-estático e depois um bom “assoprão” (mas sem cuspir, por favor).

Ao remontar as memórias, provavelmente o vídeo retornará. Se isto não acontecer, pode ser que um ou mais pentes de memória estejam defeituosos, ou então é algum defeito na própria placa-mãe.

a

Problema resolvido? Aproveite e visite a loja Oficina dos Bits e encontre o computador com a configuração ideal para você!

Fonte: Revista PnP

admin

admin

VEJA TAMBÉM