Como conectar seu notebook à TV

A popularização da banda larga levou milhões de brasileiros a acessar cada vez mais vídeos pela internet. Somente em julho deste ano, mais de 35 milhões de brasileiros assistiram a vídeos online.

O tamanho da tela do monitor, porém, ainda é pequeno quando comparado ao de uma TV. Por isso, tem se tornado cada vez mais comum conectar desktops e principalmente notebooks a aparelhos de TV. A principal vantagem é poder assistir os vídeos baixados no PC em uma tela grande. Também por meio dessa conexão dá para ver fotos em tamanho maior. Veja a seguir os diversos métodos de conexão de notebooks a TVs.
A

TVs LCD e de plasma

A opção mais prática para conectar um notebook a uma TV é por meio de um cabo HDMI. Obviamente, é necessário que tanto a TV quanto o laptop tenham essa porta. Todas as TVs LCD e de plasma possuem portas HDMI.

HDMI: áudio e vídeo em um só cabo

O HDMI também está presente em quase todos os notebooks disponíveis no mercado, mas alguns modelos muito baratos podem não ter essa porta. Além de enviar vídeo em alta definição, o cabo HDMI também envia áudio. Por isso, é a solução mais prática para conectar laptops a TVs.

  • VGA só manda vídeo

Notebooks mais antigos costumam ter saídas de vídeo no padrão D-Sub, mais conhecido como VGA. Mais antigo que o HDMI, ele envia apenas vídeo. Por isso, o jeito é deixar o áudio por conta do próprio notebook, ou conectar caixas de som à saída de áudio do laptop. TVs de LCD e plasma também costumam ter entradas VGA.

VGA: presente em boa parte dos notebooks

  • Wi-Fi dispensa os cabos

Todos os laptops comercializados atualmente já vêm com o padrão sem fio Wi-Fi. Mas entre as TVs ele é mais raro e aparece apenas em modelos muito sofisticados. Por isso, essa solução vale apenas para quem tem uma TV de primeiríssima linha.

Se este é seu caso, basta conectar notebook e TV na rede sem fio para exibir na tela grande os arquivos guardados no laptop. Apenas uma observação: o padrão Wi-Fi não é o ideal para transmitir vídeos em alta resolução. Na maioria dos casos, vídeos em baixa resolução são transmitidos sem problemas. Mas pode haver engasgos em filmes com resolução de 720p ou mais.
A

TVs de tubo

  • Vídeo composto

Conhecido pelos cabos com três saídas (amarelo para vídeo, vermelho e branco para áudio), o padrão de vídeo composto , também chamado de RCA, está em todas as TVs antigas e também em modelos LCD e de plasma. O problema é que notebooks não usam esse padrão.


Cabo RCA: usado para conexões em TVs antigas

Por isso, é necessário usar conversores ou adaptadores VGA/RCA para conectar notebooks a TVs antigas. Esse adaptador recebe o cabo VGA do notebook e oferece a saída no formato do cabo amarelo (de vídeo) do VGA.

Para jogar o áudio para TV é necessário outro adaptador, ou um cabo específico. A saída de áudio do notebook é no formato 3,5mm (usado para conectar fones de ouvido). Já a entrada de áudio da TV é feita por meio de duas conexões RCA para áudio estéreo (cabos vermelho e branco). Por isso, é necessário usar um adaptador 3,5mm/RCA  para fazer a conexão, ou comprar um cabo que faça função semelhante.


Cabo 3,5 mm / RCA: áudio do PC para a TV

Vídeo componente

Com qualidade superior ao vídeo composto, o vídeo componente usa um cabo com cinco saídas (verde, vermelha e azul para vídeo; vermelha e branca para áudio). Ele tem o mesmo problema do vídeo composto. É necessário usar adaptadores para conectar as saídas VGA (vídeo) e 3,5 mm (áudio) do notebook às entradas de vídeo componente.

Cabo S-Video p/ Vídeo Componente

Outros padrões

Além das conexões mencionadas, é possível também usar as conexões dos padrões S-Video e DVI, presentes em alguns notebooks mais antigos. Esses casos também exigem adaptadores para a conexão. Comuns até cerca de dois anos atrás, esses padrões estão caindo em desuso, sendo substituídos pelo HDMI.

O futuro é sem fio

Algumas tecnologias prometem facilitar a conexão entre notebooks, TVs e outros equipamentos de mídia. Padrões como WHDI e WirelessHD permitem enviar áudio e vídeo de alta definição sem nenhum cabo. Entretanto, ambos os padrões ainda estão chegando ao mercado e nenhum notebook traz suporte a eles. Entre as TVs, apenas alguns poucos modelos vendidos no exterior suportam um dos desses padrões.

Fonte: Ig Tecnologia

Encontre estes e outros cabos para o seu computador ou notebook na loja Oficina dos Bits!

Cabo Active DisplayPort para HDMI

Cabo Conversor S-Video para RCA – 2 metros

Cabo HDMI – 1,50 Metros – hight speed

Cabo para Monitor conversor DVI para HDMI – 3m – 25 pinos

Cabo RCA Triplo para Audio / Video – 2 metros

admin

admin

VEJA TAMBÉM

Dicas e Tutoriais

O que é rede Mesh?

Nos dias de hoje, onde a conectividade é essencial em praticamente todos os