Asus P8P67 Deluxe – soquete 1155 topo de linha e de alta qualidade

Essa semana chegou na Oficina dos Bits a nova queridinha dos entusiastas, a Asus P8P67 Deluxe.  Uma placa-mãe com o soquete 1155 baseada no chipset Intel P67 para a segunda geração dos processadores Core i3/i5/i7 (arquitetura Sandy Bridge), padrão ATX. Os destaques desta placa incluem três slots PCI Express x16, quatro portas USB 3.0, quatro portas SATA-600, interface BlueTooth 2.1 + EDR, duas portas Gigabit Ethernet e um circuito regulador de tensão topo de linha.

O Clube do Hardware publicou um review muito interessante falando todas as principais características da Asus P8P67 Deluxe. Confira logo abaixo.

A ASUS P8P67 Deluxe vem com três slots PCI Express x16. Os dois primeiros (o azul e o cinza claro) são controlados pelo processador, e não pelo chipset. O primeiro slot (azul) trabalha a x16 quando uma única placa de vídeo  é instalada, mas a velocidade cai para x8 quando uma segunda placa de vídeo é instalada. O segundo slot (cinza claro) trabalha a x8. O terceiro slot (preto) é conectado ao chipset e trabalha a x4. Esses slots suportam os modos SLI e CrossFireX.

A ASUS fez um excelente trabalho na escolha das cores dos slots PCI Express x16, facilitando a rápida identificação da velocidade em que cada um deles trabalha.

Se você instalar uma placa de vídeo de dois slots no primeiro slot PCI Express x16 você “matará” um dos slots PCI Express x1, enquanto que se você instalar uma placa de vídeo de dois slots no segundo slot PCI Express x16 você “matará” um dos slots PCI. Você só pode instalar uma placa de vídeo de dois slots no terceiro slot PCI Express se tiver um gabinete com oito ou mais slots de expansão (normalmente os gabinetes têm sete slots).

É importante entender que a P8P67 Deluxe tem dois slots entre os dois primeiros slots PCI Express x16, o que significa que você poder instalar uma placa de vídeo que ocupe três slots no primeiro slot PCI Express x16 e ainda assim instalar uma segunda placa de vídeo no segundo slot PCI Express x16.

A placa-mãe tem dois slots PCI Express x1 e dois slots PCI.

Os chipsets H67 e P67 não suportam mais slots PCI padrão, e os slots PCI disponíveis nesta placa-mãe são controlados por um chip ponte ASMedia ASM1083.

A ASUS P8P67 Deluxe usa um chip chaveador PLX PEX8608, que expande a quantidade de pistas PCI Express disponíveis na placa-mãe e permite que todos os dispositivos USB 3.0 e SATA-600 sejam usados ao mesmo tempo sem prejuízo no desempenho.

  • Suporte à Memória

Os processadores da Intel soquete 1155 têm um controlador de memória integrado, o que significa que é o processador  – e não o chipset – que define quais as tecnologias e a quantidade máxima de memória que você pode instalar no micro. A placa-mãe, no entanto, pode ter uma limitação da quantidade de memória que você pode instalar.

O controlador de memória integrado nos processadores soquete 1155 suporta apenas memórias DDR3 até 1.333 MHz na configuração de dois canais, mas a ASUS diz que a P8P67 Deluxe suporta memórias DDR3 até 2.133 MHz em overclock.

A ASUS P8P67 Deluxe tem quatro soquetes de memória e como até o momento cada módulo de memória DDR3  pode ter até 4 GB, você pode instalar até 16 GB nesta placa-mãe, caso use quatro módulos de 4 GB.

O primeiro e o terceiro soquetes são azul claro, enquanto o segundo e o quarto são pretos. Para obter o desempenho máximo você deve instalar dois ou quatro módulos de memória de modo a habilitar a configuração de dois canais. Quando apenas dois módulos são usados certifique-se de instalá-los nos soquetes azul claro, caso contrário o micro não ligará.

Assim como outras placas-mãe topo de linha da ASUS, a P8P67 Deluxe vem com um testador de compatibilidade de memória chamado MemOK!. Ao pressionar este botão a placa-mãe rodará um teste de compatibilidade que mostra na tela do micro se os módulos de memória são compatíveis com a placa-mãe (ou, mais precisamente, com o processador).

  • Periféricos On-Board

O chipset Intel P67 é uma solução de apenas um chip e também é conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou Hub Controlador de Plataforma). Este chip suporta duas portas SATA-600 e quatro portas SATA-300 suportando RAID (0, 1, 5 e 10). A ASUS incluiu duas portas SATA-600 adicionais, controladas por um chip Marvel 88SE9128 (RAID 0 e 1). Todas as portas estão localizadas na borda da placa-mãe, rotacionadas 90º e, portanto, as placas de vídeo não as bloquearão.

A ASUS acertou em cheio ao usar cores diferentes para ajudar aos usuários identificar quais portas SATA-600 são controladas pelo chipset (portas cinza claro) e quais são controladas pelo chip Marvel (portas azul escuro).

O fabricante incluiu ainda duas portas eSATA-300 controaldas por um chip JMicron JMB362. Uma delas (a vermelha) é uma porta eSATA comum, mas a outra (verde) é uma porta “eSATA power”, que tem pinos extras de alimentação. É interessante notar que em placas-mãe  de outros fabricantes, especialmente da MSI, a porta “eSATA power” também é uma porta USB, o que não acontece com a porta “eSATA power” da P8P67 Deluxe.

A ASUS P8P67 Deluxe tem 12 portas USB 2.0, oito soldadas no painel traseiro e quatro disponíveis através de dois conectores localizados na placa-mãe. Ela tem também quatro portas USB 3.0 controladas por dois chips NEC μPD720200, duas soldadas no painel traseiro e duas disponíveis através de um conector na placa-mãe. A placa vem com um adaptador para você instalar essas portas em uma baia de 3 ½” do gabinete.

Duas portas FireWire (IEEE1394) controladas por um chip VIA VT6315N estão disponíveis, uma no painel traseiro e outra em um conector na placa.

O áudio de oito canais é gerado pelo chipset usando um codec Realtek ALC889, que é um componente de nível profissional: resolução de 24 bits, taxa de amostragem de 192 kHz para as entradas e saídas, relação sinal/ruído de 104 dB para as entradas analógicas e relação sinal/ruído de 108 dB para as saídas. Isto significa que você pode usar o áudio desta placa-mãe para trabalhar profissionalmente com captura e edição de áudio (converter discos de vinil e fitas VHS para o formato digital, por exemplo) sem a necessidade de uma placa de som avulsa.

A ASUS P8P67 Deluxe vem com conectores SPDIF óptico e coaxial on-board e você pode enviar o áudio digital para uma placa de vídeo para ter áudio em seu conector HDMI instalando um adaptador no conector “SPDIF_OUT” localizado na placa-mãe.

Os conectores de áudio analógico são independentes, o que significa que você não terá de “matar” os conectores line in ou mic in caso instale um conjunto de caixas analógicas 7.1.

A placa-mãe tem duas portas Gigabit Ethernet, uma controlada por um chip Realtek RTL8111E e outra controlada por um chip Intel 82579V.

A P8P67 Deluxe vem com uma interface BlueTooth 2.1 + EDR integrada.

:: Painel traseiro da placa-mãe: conector PS/2 compartilhado para teclado e mouse, oito portas USB 2.0, saídas SPDIF coaxial e óptica, antena e controlador Bluetooth, duas portas eSATA-300 (o conector verde é uma porta “eSATA power”), uma porta FireWire (IEEE1394), duas portas USB 3.0 (conectores azuis), duas portas Gigabit Ethernet, botão para limpar o conteúdo da memória CMOS e saídas de áudio analógico independentes 7.1.

  • Recursos Adicionais

A ASUS P8P67 Deluxe tem alguns recursos adicionais, como display de diagnóstico do POST, que nos diz através de um código de dois dígitos o que há de errado no micro caso ele não ligue.

Todas as portas USB são equipadas com fusíveis para impedir que a placa-mãe queime caso os pinos “terra” e “VCC” das portas USB sejam invertidos, toquem um no outro, ou recebam uma descarga estática muito alta.

Esta placa-mãe usa apenas componentes topo de linha em seu circuito regulador de tensão: bobinas de ferrite, que apresentam menor perda de energia do que as bobinas de ferro (ou seja, elas aumentam a eficiência), transistores com baixo RDS(on), que apresentam maior eficiência, e capacitores sólidos.

  • Resumo das Características

As principais características da placa-mãe ASUS P8P67 Deluxe são:

* Soquete: 1155
* Chipset: Intel P67
* Super I/O: Nuvoton NCT6776F
* ATA paralela: Nenhuma
* ATA serial: Quatro portas SATA-300, duas portas SATA-600 controladas pelo chipset (RAID 0, 1, 5 e 10) e duas portas SATA-600 controlada por um chip Marvell 88SE9128 (RAID 0 e 1)
* SATA externa: Duas portas eSATA-300 controladas por um chip JMicron JMB362
* USB: 12 portas USB 2.0, oito soldadas no painel traseiro da placa-mãe e quatro disponíveis através de três conectores na placa-mãe
* USB 3.0: Quatro portas controladas por dois chips NEC μPD720200, duas soldadas no painel traseiro da placa-mãe e duas disponíveis através de um conector na placa (adaptador incluso)
* FireWire (IEEE 1394): Duas portas controladas por um chip VIA VT6315N, uma soldada no painel traseiro da placa-mãe e uma disponível através de um conector na placa
* Vídeo on-board: Não
* Áudio on-board: Produzido pelo chipset em conjunto com um codec Realtek ALC889  (8 canais; resolução de 24 bits, taxa de amostragem de até 192 KHz para as entradas e saídas, relação sinal/ruído de 104 dB para as entradas e relação sinal/ruído de 108 dB para as saídas), saídas SPDIF coaxial e óptica on-board
* Rede on-board: Duas portas Gigabit Ethernet, uma controlada por um chip Realtek RTL8111E e outra controlada por um chip Intel 82579V
* Buzzer: Não
* Interface infravermelho: Não
* Fonte de alimentação: EPS12V
* Slots: Três slots PCI Express 2.0 x16 (o primeiro trabalha a x16 quando apenas uma placa de vídeo é instalada ou a x8 quando duas ou três placas de vídeo são instaladas, o segundo slot trabalha a x8 e o terceiro slot trabalha a x4, suportando SLI e CrossFireX), dois slots PCI Express x1 e dois slots PCI (chip chaveador PLX PEX8608 e chip ponte ASMedia ASM1083)
* Memória: Quatro soquetes DDR3-DIMM (máximo de 16 GB até DDR3-2133)
* Conectores de alimentação para ventoinhas: Um conector de quatro pinos para o cooler do processador, um conector de quatro pinos para uma ventoinha auxiliar e três conectores de três pinos para ventoinhas auxiliares
* Recursos extras: Interface BlueTooth 2.1 + EDR
* Quantidade de CDs/DVDs que acompanham esta placa-mãe: Um
* Programas que vêm com esta placa-mãe: Utilitários da placa-mãe
* Mais informações: http://www.asus.com

  • Conclusões

A ASUS P8P67 Deluxe é uma excelente opção para os usuários que estão procurando por uma placa-mãe  soquete 1155 topo de linha e de alta qualidade.  A alta qualidade desta placa-mãe pode ser vista em seu circuito regulador de tensão e na adição de fusíveis nas portas USB.

Os recursos que a P8P67 Deluxe traz comprovam que ela é um produto voltado para usuários entusiastas: três slots PCI Express x16 suportando SLI e CrossFireX, quatro portas USB 3.0, quatro portas SATA-600, portas FireWire, interface BlueTooth 2.1 + EDR, duas portas Gigabit Ethernet, áudio integrado com qualidade profissional, um chip chaveador PLX para permitir que todos os dispositivos USB 3.0 e SATA-600 sejam usados ao mesmo tempo sem prejuízo no desempenho, e muito mais. Sem falar no regulador de tensão digital, que promete ajustes de tensão mais refinados para o processador, o que deve ajudar os entusiastas em overclock.

  • Encontre na Oficina dos Bits

Asus P8P67 Deluxe (LGA 1155 – DDR3 2200) – Chipset Intel P67 – Quad-GPU CrossFireX – 4x USB 3.0

Um pensamento sobre “Asus P8P67 Deluxe – soquete 1155 topo de linha e de alta qualidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *