Grave seus dados em pedra e evite a perda dos mesmos com o tempo

A Millenniata e a LG estão criando um novo formato de mídia, o M-Disc. Trata-se de um disco óptico praticamente indestrutível, que é constituído de um material que teria as mesmas características minerais de uma rocha, O objetivo de desenvolver uma mídia “indestrutível” é justamente superar a principal desvantagem de DVDs e CDs normais, uma vez que com o tempo os dados tornam-se corrompidos e inutilizam o disco.

A



Os M-DISCs gravam informações em um material inorgânico com características semelhantes a uma rocha, ao contrário dos diodos orgânicos normalmente utilizados pela indústria. Com isso, o produto não só possui mais resistência a danos físicos como está isento da ação de processos de degradação naturais. Como contrapartida, os dados gravados nunca poderão ser apagados ou regravados.

A
As desenvolvedoras afirmam que o disco pode ser mergulhado em nitrogênio líquido e depois em água fervente, sem que os dados gravados nele sejam afetados. Teste este que um DVD ou CD não suportaria. Segundo o site IDG Now, a resistência do produto foi comprovada por meio de um estudo do Departamento de Defesa dos EUA (DoD).

A
O M-Disc foi desenvolvido de maneira a ser compatível com os leitores atuais (DVD, CD, Blu-Ray), necessitando apenas de uma atualização de firmware. Entretanto, para realizar a gravação no disco, será necessário um equipamento específico. A capacidade de armazenamento é a mesma de um DVD, mas poderá chegar a de um disco Blu-Ray, de acordo com o fabricante.

A

Adquira já na Oficina dos Bits:

Gravador DVD LG 22x SATA – com M-Disc – GH22NS90

Fonte:  Tecmundo/RenderBlog

Oficina dos Bits

Oficina dos Bits

VEJA TAMBÉM