Como aumentar a autonomia da bateria do seu notebook.

A bateria é um dos maiores problemas na vida de qualquer usuário de eletrônicos, especialmente notebooks. Afinal, ter um trabalho interrompido no meio ou perder arquivos podem causar muita dor de cabeça aos usuários. Sendo assim, é preciso ficar atento ao consumo de energia do seu computador. Para te ajudar, o TechTudo reuniu dicas de como aumentar a autonomia da bateria do seu notebook.

Baterias de Notebook podem durar pouco e ficar desgastadas se usuário não usá-las corretamente (Foto: Reprodução/Acnosite)
Baterias de Notebook podem durar pouco e ficar desgastadas se usuário não usá-las corretamente (Foto: Reprodução/Acnosite)

Tire a bateria quando estiver carregada: apesar de dar um pouco mais de trabalho, isso prolonga muito a vida útil deste componente. Quando estiver com seu notebook na tomada, e a bateria ficar cheia, retire-a de seu computador. Isso não afetará o desempenho dele e irá poupar muito a bateria para a próxima vez que precisar usá-lo desconectado em algum lugar.

Desative o Wi-Fi e o Bluetooth:
estas duas conectividades são responsáveis por um enorme consumo de bateria. Sendo assim, a melhor opção é desligá-las quando não estiverem em uso.

Reduza o brilho da tela:
outra tarefa obrigatória para quem quer poupar bateria. Quanto maior o brilho da tela, mais bateria o notebook gastará. Normalmente, é possível reduzi-lo diretamente nos botões do próprio teclado. Caso contrário, a função está presente no Painel de Controle do Windows.

Configure as suas opções de energia:
todo notebook tem configurações de energia, ou seja, uma série de opções disponíveis para o usuário ajustar o comportamento do computador. Entre no Painel de Controle do Windows e ajuste essas configurações para que o computador fique menos tempo com a tela e o HD ligados fora da tomada. Dessa forma, você evitará gastos desnecessários de energia.

Evite utilizar programas pesados:
muitos softwares, como jogos, editores de imagem e vídeo, podem proporcionar um aumento considerável no consumo de energia do notebook. Isso ocorre devido a enorme demanda que eles geram por processamento rápido e memória RAM, exigindo muito dos componentes internos. Sendo assim, use apenas os programas necessários enquanto estiver desconectado da tomada. Além disso, dê preferência a ferramentas mais leves e de pouca complexidade.

 

Lembre-se de remover os pendrives após utilizá-los para economizar bateria (Foto: Reprodução/Sony)
Lembre-se de remover os pendrives após utilizá-los para economizar bateria (Foto: Reprodução/Sony)

Desconecte dispositivos das portas USB: qualquer coisa conectada a uma porta USB estará automaticamente puxando energia do seu computador para se manter ligada. Sendo assim, lembre-se sempre de retirar estes dispositivos dos conectores após a sua utilização.

Feche programas desnecessários: é normal o sistema operacional manter diversos programas rodando em segundo plano, que não parecem estar ativos, mas mantém processos abertos em seu computador. Cheque com atenção a barra de ferramentas do Windows e o Verificador de Tarefas para se certificar que nenhum programa desnecessário esteja funcionando.
Mantenha seu computador em local fresco: Uma das coisas que mais consome energia de um notebook é a utilização de coolers e outras técnicas de resfriamento. Para não colaborar com este esforço, lembre-se de sempre usar o seu computador em lugares frescos e nunca obstruir suas saídas de ar.

Desligue o computador quanto terminar de usar: Pode parecer óbvio, mas é importantíssimo desligar o seu notebook ao terminar de usá-lo. Muitos usuários tendem a deixar o aparelho ligado entre uma utilização e outra ou simplesmente desligar a tela, o que gera gasto desnecessário de bateria.

Fonte: Techtudo

admin

admin

VEJA TAMBÉM

Dicas e Tutoriais

O que é rede Mesh?

Nos dias de hoje, onde a conectividade é essencial em praticamente todos os