O que pode danificar ou queimar um HD? Saiba como evitar

O disco rígido é considerado uma das partes mais importantes de um computador, pois é nele que todos os seus documentos, fotos e outros arquivos são salvos. Sendo assim, é importante garantir a integridade desses documentos para evitar dor de cabeça. Para te ajudar, o TechTudo reuniu os principais problemas que podem danificar ou queimar um HD e formas de como evitar.

HDs são pelas frágeis e exigem cuidados para não serem danificados (Foto: Pond5)
HDs são pelas frágeis e exigem cuidados para não serem danificados (Foto: Pond5)

 

Problemas em desktops

Se o seu HD está acoplado a um computador convencional, as chances de ele apresentar problemas são muito baixas. Esses componentes são compostos de um pequeno disco que grava as informações e, no geral, não há nada em uma plataforma fixa que possa destrui-los, exceto sujeira e mofo. Desta maneira, lembre-se de deixar a torre do seu computador em um lugar bem ventilado e livre de umidade, garantindo assim que estes problemas não os afetem.
No geral, os problemas mais comuns que podem danificar um HD fixado em um desktop estão ligados a falhas de software e de energia. Os problemas elétricos, as queimas acidentais, podem ser resolvidos com a compra de fontes seguras e confiáveis e também de um bom estabilizador, o que garante que o seu PC não sofrerá com picos de energia.
Já no que diz respeito ao software, é importante manter um antivírus atualizado, como o Avast e o AVG, para garantir que nenhum problema afete os arquivos do seu HD. Além disso, é importante prestar atenção onde navega e somente fazer o download de arquivos de fontes seguras para o seu computador.

Problemas em notebooks

 

HD 1 TB SATA 3 - 6Gb/s - 7200RPM - 64MB Cache - Seagate Barracuda ST1000DM003
HD 1 TB SATA 3 – 6Gb/s – 7200RPM – 64MB Cache – Seagate Barracuda ST1000DM003

Em computadores portáteis, é preciso ficar atento aos mesmos problemas dos desktops e também a novas ameaças. Discos rígidos são peças extremamente frágeis e que podem quebrar ao primeiro sinal de poeira. Desta forma, é importante manter o seu notebook longe de qualquer superfície com condições adversas.

Outro ponto que merece atenção são os riscos maiores oferecidos pela mobilidade dos notebooks. Basta uma batida mais forte do equipamento e você poderá comprometer toda a sua informação armazenada. Para evitar este problema, evite transportar o seu notebook enquanto ele estiver ligado, já que o disco permanecerá rodando.

Confira os HD’s em nossa loja.

Fonte: techtudo

admin

admin

VEJA TAMBÉM