2.4GHz ou 5GHz – qual devo utilizar ?

2.4GHz ou 5GHz

 

Os roteadores Wi-Fi dual band operam em duas faixas de frequência, a de 2,4 GHz e a de 5 GHz. Mas apesar da crescente popularidade desses dispositivos, ainda há dúvidas sobre qual banda é a correta para ser usada. Leia o artigo a seguir e descubra qual banda é a ideal para cada finalidade.

 

Qual a diferença entre as bandas?

Para saber qual é a melhor, primeiro é preciso entender qual a diferença entre as bandas de 2,4 GHz e 5 GHz. A gama mais baixa tem apenas três canais, enquanto a maior, de 5 GHz, apresenta 23. A frequência de 2,4 GHz é a usada por todos os dispositivos Wi-Fi com o velho padrão 802.11g, o que significa mais eletrônicos numa mesma faixa.

Além disso, aparelhos como telefone sem fio, controle de garagem e babá eletrônica também usam a frequência de 2,4 GHz. O resultado final é que esta banda é muito mais congestionada do que a de 5 GHz, apresentando taxas de transferência de dados mais lenta.

 

Vantagens e desvantagens de cada frequência

Se por um lado a frequência de 5 GHz é mais livre e transfere dados com maior velocidade, por outro ela tem a desvantagem de ser menos capaz de atravessar paredes e outros objetos sólidos. Isso significa que a conexão pode cair ao mudar de cômodo ou sair de casa, mesmo ficando na varanda. A banda de 2,4 GHz, em contrapartida, é mais adequada para a transmissão de dados em longas distâncias e através de paredes.

2.4GHz ou 5GHz_2

Qual banda escolher em que situação?

O 5 GHz é o que se chama de banda de “interior”. É projetada para dispositivos como laptops, celulares e tablets, por causa da sua alta capacidade de transmissão de dados, e ideal para conexões dentro de casa. Se seu roteador fica no mesmo quarto que o laptop, não tenha dúvida: defina a frequência de 5 GHz.

Mas se você mora em um local com paredes grossas ou pretende usar o sinal de Wi-Fi longe do roteador, a melhor opção é a faixa de 2,4 GHz. Neste caso, procure descongestioná-la ligando tudo o que puder ser conectado via cabo Ethernet e deixe a conexão sem fio apenas para os gadgets realmente usados à distância.

A versatilidade entre as duas opções é justamente um dos pontos fortes de aparelhos  que operam em dual-band, já que você não precisa optar apenas por uma solução. De acordo com o aparelho que você possui, e a circunstância de uso, você pode optar por uma ou outra frequência.

 

Fonte: Techtudo, Adrenaline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *