Internet para a casa toda, ultrapasse paredes e fuja da falta de sinal

PowerLine D-Link

A D-Link anunciou o lançamento de um kit que usa a rede elétrica para  passar internet. A tecnologia, chamada de PLC (Power Line Communication), parece futurista, mas é bastante utilizada na Europa já há algum tempo. Se você possui uma casa ou apartamento grande e precisa enviar a internet para uma área onde o sinal Wi-Fi de seu roteador não chega, há soluções que envolvem passar um longo cabo Ethernet (o que pode não ser possível) ou utilizar repetidores de Wi-Fi (que podem ser insuficientes). Tentando resolver este problema, a D-Link lançou um kit que dribla longos cabos e perda de sinal. Veja como funciona.

O kit é composto por dois aparelho. O DHP-W208AV é adaptador responsável por repassar a internet do roteador principal para a rede elétrica – ele deve ser ligado em uma tomada, ao lado de um roteador comum e conectado a ele por um cabo ethernet comum (incluso). O DHP-W220AV é o dispositivo que funciona como um repetidor e pode ser colocado em qualquer lugar dentro da casa, de preferência no cômodo onde o sinal não chega.
O dois dispositivos possuem um design bem simples. Pequeno, eles não chamam tanto a atenção quando colocados na tomada, a não ser pelas luzes que indicam quando eles estão ligados.

Interface

O adaptador DHP-W208AV conta com leds que indicam o power, o de funcionamento da internet via rede elétrica e o de conexão de cabo RJ-45. Embaixo ele possui o botão de reset e uma porta de rede para ser conectado ao roteador.

O repetidor DHP-W220AV é um pouco mais robusto, mas nada desproporcional. Na parte frontal ele conta com os botões Power, o de conexão da rede elétrica e um led de indicação das portas RJ-45. Embaixo ele conta com duas entradas de rede para conexão cabeada, o que é bem útil se quiser conectar uma TV, impressora ou qualquer outro aparelho que não tenha Wi-Fi.

Instalação

A instalação do kit no início dá um pouco de trabalho. Quem faz a mágica acontecer é o adaptador DHP-W208AV, já que ele precisa estar conectado ao roteador para jogar a internet pela rede elétrica. O problema é que o cabo que vem junto é extremamente pequeno, algo em torno de 50cm. Se você não tiver uma tomada sobrando perto do roteador, vai precisar de um cabo de maior.

O que me surpreende é a configuração. Após estarem todos devidamente instalados eles se comunicara automaticamente. Depois é só entrar na rede – as informações de ssid e senha estão na traseira do repetidor – e pronto, seu dispositivo já está acessando a internet.

PowerLine D-Link_2

Desempenho

De acordo com a caixa, é possível conseguir uma transmissão de até 300 Mbps pela rede Wi-Fi e 500 Mbps pela rede cabeada. Aí ficam os resultados da medição de velocidade em uma conexão de Fibra Óptica de 70 Mbps da LiveTIM. Todos os números são a média de 5 testes consecutivos utilizando o www.speedtest.net:
– Roteador LiveTIM, via cabo (Download): 75,3 Mbps
– Roteador LiveTIM, via cabo (Upload): 32,0 Mbps
– Roteador LiveTIM, via Wi-Fi (Download): 74,8 Mbps
– Roteador LiveTIM, via Wi-Fi (Upload): 34,0 Mbps
– Extensor D-Link, via cabo (Download): 31,8 Mbps
– Extensor D-Link, via cabo (Upload): 32,2 Mbps
– Extensor D-Link, via Wi-Fi (Download): 32,1 Mbps
– Extensor D-Link, via Wi-Fi (Upload): 32,3 Mbps

Como se pode notar, a velocidade se limita a 32 Mbps, mesmo se ligado ao computador por cabos ethernet, muito distante dos 300 ou 500 que foram apresentados.
Não foi feito o teste em situações de interferência, elétrica pesada, como durante a utilização de secadores de cabelo ou aparelhos de microondas, que podem piorar a qualidade da rede.

PowerLine D-Link_3

O sinal Wireless do repetidor DHP-W220AV não é o dos melhores e se equivale a um roteador mais barato. Pode ser que se você tiver uma casa muito grande, com três andares, por exemplo, seja necessário utilizar outro repetidor – a D-Link vende o DHP-W220AV separadamente

Conclusão

A principal vantagem do Powerline DHP-W221AV é utilizar a própria rede elétrica para passar internet. Não é preciso esquentar a cabeça com a instalação de cabos ou se o repetidor está bem posicionado para pegar o sinal Wi-Fi. Se você realmente não deseja passar um longo cabo Ethernet entre os roteadores de sua casa, o Kit DHP-W221AV é uma solução viável, ainda que ineficiente em velocidades mais altas. Para uma distribuição mais estável e rápida, é possível comprar um longo cabo de rede e um roteador da própria D-Link; basta esconder o cabo.

Ficha técnica
Wi-Fi: 802.11b/g/n, IEEE 802.3u
Segurança: Criptografia de dados AES de 128 bits, TKIP/AES, WEP, WPS, WPA/WPA2
Taxa de transmissão de dados: Ethernet: 10/100 Mbps (autonegociação), Powerline: Até 200 Mbps (taxa PHY)2
Velocidade Powerline: 200 Mbps
Velocidade Wi-Fi: 150Mbps
Alimentação: Bivolt 100V a 240V AC

Para acessar a ficha completa do produto, assim como ver preço e comprar é só clicar aqui. 

Fonte: Exame.abril, Techtudo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Gostou do conteúdo do blog? Compartilhe! :)

LinkedIn
Share
Instagram