AMD lança processador Opteron EE de baixo consumo para servidores Quad-Core

Chip de 45 nanômetros permite consumo 13% inferior em relação à geração anterior, aliando eficiência energética e processamento de alta performance. De acordo com especialistas, processador também é recomendado para ambientes de cloud computing

SÃO PAULO, 22 de abril de 2009 — Alinhada às necessidades corporativas de otimizar o consumo energia, a AMD apresenta o processador Quad-Core AMD Opteron EE (Extremely Efficient) de 45 nanômetros, considerado o chip mais energeticamente eficiente do mercado para servidores x86. O novo processador 40W ACP foi projetado para ambientes de data center e servidores de web, dentre outras aplicações densas, oferecendo um conjunto completo de capacidades de virtualização e gerenciamento de energia.

“Ao apresentar um consumo de apenas 40 watts na linha Quad-Core, a AMD ajuda os clientes a obter valor em seus data centers”, afirma Patrick Patla, vice-presidente e gerente geral de plataformas para servidores corporativos da AMD. “O processador EE é ideal para ambientes de cloud computing, que exigem tanto eficiência em energia quanto um sistema equilibrado que possa lidar com altas demandas transacionais.

Além do modelo EE, a AMD disponibiliza os novos processadores de alta performance em diferentes versões: HE – High Economy (55W), Standard (75W) e SE – Special Edition (105W). Todos os modelos têm suporte para a tecnologia HyperTransport 3 e um novo atributo chamado AMD Core Select, que possibilita que gerentes de TI desliguem um ou mais cores, ajudando-os a fazer o ajuste de seu hardware para condições de operação e cargas de trabalho específicas.

O processador Quad-Core AMD Opteron EE acrescenta inovações significativas em termos de eficiência de energia quando comparado ao processador Quad-Core AMD Opteron HE, apresentando uma redução de 13% no consumo de energia1 e uma redução de até 14% na energia do processador em tempo inativo2. Com o mesmo nível de performance, o novo processador EE oferece até 62% de aprimoramento no desempenho por watt, em relação à geração anterior3.

Para mais informações, consulte o press kit no blog AMD at Work, em inglês.

Press Release

admin

admin

VEJA TAMBÉM