Intel apresenta processador com 48 núcleos

logo_intel

Imagine um processador 10 a 20 vezes mais potente do que o chip mais veloz já existente e que usa a mesma quantidade de energia de duas lâmpadas comuns de uso doméstico.
É o que promete a Intel ao apresentar um novo microprocessador de 48 núcleos. O foco é a computação em nuvens e os centros de dados, com economia energética. A empresa afirma que o novo processador foi desenvolvido para ter alta velocidade e novas técnicas de gerenciamento de energia, permitindo operações de 25 watts ou 125 watts.

“Com um processador desses, você pode imaginar um centro de dados em nuvens para um futuro que será mais eficiente em energia do que o atual”, explicou o chefe do Departamento de Tecnologia da empresa, Justin Rattner, ao Computerworld.

As previsões da companhia são otimistas. A Intel afirmou que está distribuindo 100 processadores experimentais de 48 núcleos para atrair acadêmicos e especialistas de outras empresas para que desenvolvam o componente e comecem a programar softwares compatíveis.

“Com o tempo, esperamos que esses conceitos avançados encontrem um caminho para entrarem em dispositivos populares, assim como a tecnologia automotiva avançada encontrou um jeito de entrar em todos os carros”, prevê Rattner.

Há cerca de dois anos, a Intel havia mostrado um chip experimental com 80 núcleos que, apesar de não funcional, serviu para que a companhia estudasse maneiras de possibilitar comunicação eficiente entre um grande número de núcleos.

admin

admin

VEJA TAMBÉM