Instalando o Windows 7 em netbooks, usando um pendrive

PENDRIVE

O Windows 7 (“Seven”) vem despertando cada vez mais interesse até porque, ao contrário do Windows Vista, o Seven foi desenvolvido para ser rápido mesmo em hardware mais fraquinho. Ele foi testado, em especial, para rodar bem nos micros portáteis, especialmente nos mais simples chamados genericamente de netbooks. As versões mais simples do Windows 7 rodam bem até mesmo nas máquinas que foram desenvolvidas para o Windows XP SP3, ou seja, processador de pelo menos 1 GHZ e 512 MB de memória RAM. Ora, esta é exatamente a configuração da maioria dos netbooks, e muitos usuários querem trocar o Linux e o Windows XP de seus netbooks pelo Windows Seven, mas encontram dificuldade porque o instalador do Seven vem em DVD, e estas máquina mais simples não têm leitor de DVDs. Felizmente, todas elas aceitam pendrives USB, e é por eles que se pode fazer a instalação, com as dicas que mostramos a seguir.
Além deste caso tipico dos usuários de netbooks, muitos usuários preferem fazer suas instalações a partir de um pendrive, pela facilidade de uso e também pela maior velocidade de acesso.
Assim, para estes casos, o jeito é passar o instalador do Windows 7 do DVD para um pendrive de instalação. Será preciso ter um modelo com, no mínimo, 4 GB de espaço e formatado no padrão FAT32. Você precisará também de um micro com o Windows XP ou Vista instaladado, assim como do DVD de instalação do Windows 7. Com tudo isto à mão, siga o roteiro:

1- Conecte o pen drive ao PC.
2- No Windows XP ou Vista, abra o Prompt de Comando ou a caixa Executar e tecle diskpart. Na janela que surge, digite list disk. Localize o número correspondente ao pen drive e digite os comandos abaixo, substituindo K pelo número do pen drive:

select disk G
clean
create partition primary
select partition 1
active
format fs-NTFS
assign
exit

3- Abra o Prompt de Comando e navegue à pasta boot no DVD do Windows 7. Rode o comando:
bootsect /nt60 K:
substituindo G pela letra que identifica o pen drive

4- Agora é só copiar o conteúdo do DVD do Windows 7 para o pen drive e fazer o boot por meio dele no netbook.

admin

admin

VEJA TAMBÉM

Dicas e Tutoriais

O que é rede Mesh?

Nos dias de hoje, onde a conectividade é essencial em praticamente todos os