Novo DNS vai acelerar web, diz Google

SUPERNATURAL

Tecnologia pode acelerar consultas a sites

O Google lançou recentemente seu próprio Domain Name System (DNS), tecnologia que transforma endereços alfabéticos como “oficinadosbits.com.br” nos endereços numéricos usados pelos computadores para acessar as páginas do site.A empresa espera reduzir a demora que pode acontecer quando os equipamentos de rede (um servidor, por exemplo) mais próximos a um usuário da internet não têm os endereços numéricos para um servidor específico “à mão”, ou seja: gravados em sua memória.

A iniciativa pode ser interessante para o Google não só pelo potencial de acelerar tarefas simples realizadas por servidores,  mas também pelo desejo do Google “redesenhar” a internet, influenciando na definição de diferentes padrões web.

O processo de encontrar o endereço numérico correto de um servidor é chamada “resolução DNS” e pode envolver uma demanda de vários passos, de servidor para servidor, na tentativa de encontrar a resposta certa.

Em geral, quanto mais longe estão os servidores que tentam se comunicar, mais lenta é a comunicação.

A ideia do Google é propor um padrão de resposta mais inteligente, que permita que servidores mais próximos do usuário dêem a resposta solicitada, o que deixaria a internet mais rápida.

Se uma pessoa na Holanda, por exemplo, fizer uma busca no Google, ao invés da resposta vir de um servidor do Google na Califórnia, ele pode vir de um servidor da companhia na própria Holanda.

Em seu blog, os desenvolvedores do Google afirmam que continuarão “trabalhando com todas as partes interessadas em implementar esta solução” e discutindo a proposta com outros colegas em mailing lists.

admin

admin

VEJA TAMBÉM

Dicas e Tutoriais

O que é rede Mesh?

Nos dias de hoje, onde a conectividade é essencial em praticamente todos os