Review da Asus M4A79T Deluxe

Introdução

As placas mãe AM3 finalmente se popularizaram no mercado brasileiro. É possível encontrar uma grande variedade de modelos para serem equipados processadores Athlon II e Phenom II. A placa deste artigo é equipada com o que a AMD tem a oferecer de mais potente para o mercado entusiasta, ou seja, a dobradinha northbridge AMD790FX + southbrigde SB750. Com a proximidade da chegada de novos modelos do processador Phenom II, principalmente os de codinome Thuban que terão 06 núcleos, o interesse por placas desse porte tende a crescer.

A Asus, por sua vez, dispensa comentários. Suas placas de alto desempenho são de reconhecida qualidade e sempre servem de referência para os usuários entusiastas. Além da M4A79T Deluxe, a Asus ainda possui outra placa equipada com o combo 790FX/SB750, a Crosshair III Formula, ambas são responsáveis por boa parte das quebras de recordes de overclock que costumamos ver nos veículos especializados.

A Asus M4A79T Deluxe, assim como todas as placas que usam o northbridge 790FX, não possui vídeo onboard, sendo necessária uma placa de vídeo para sua utilização. Na condição de hardware para entusiastas, ela oferece vários ajustes para overclock, bem como uma arquitetura especialmente desenvolvida para funcionar “sob pressão”. Por exemplo, seu circuito regulador de tensão (que alimenta o processador) é certificado para operar por mais de 500.000 horas a uma temperatura de 65ºC.

A Asus M4A79T Deluxe

A Asus M4A79T Deluxe é uma das placas mais completas do mercado para processadores AMD. Por usar o socket AM3, só é compatível com processadores Phenom II (exceto 920 e 940), Athlon II e Sempron da série 100. O layout da placa é bem construído com espaço suficiente para instalar placas de vídeo grandes no primeiro slot PCIe x16, sem que haja dificuldade no manejo dos cabos sata.

As três primeiras portas SATA são direcionadas pra vertical, pois mesmo que seja instalada uma placa de vídeo com cooler dual-slot, esta não vai interferir no manejo dos cabos sata, enquanto as duas últimas são direcionadas para frente da placa, evitando que uma placa instalada no terceiro slot PCI-E as inutilize.

Como é uma placa voltada a quem tem certo apreço por overclock, a M4A79T Deluxe possui um circuito regulador de tensão equipado com 8+2 fases (8 para o processador, 2 para o controlador de memória), garantindo assim poder de overclock até para os processadores com TDP de 140w. Vale citar que esta placa é carta fácil de ser encontrada nos screens do “hall of ame” do CPU-Z como detentora de recordes de frequência com processadores Phenom II.

A placa possui dissipadores de calor passivos de cobre interligados por heatpipes entre o regulador de tensão, o northbridge e o southbridge, garantindo que se mantenham temperaturas razoáveis mesmo sob condições de overclock mais agressivos. Ainda neste quesito, a placa traz no PCB botões para ligar e reiniciar a máquina, sem a necessidade de fechar curtos nos pinos do painel frontal.

Uma característica desejável neste tipo de hardware é que todos os capacitores sejam sólidos para enfrentarem os auspícios dos entusiastas e a Asus não faz feio, utilizando apenas capacitores sólidos japoneses, além de mosfets de baixa resistência que ajudam a manter sob controle as temperaturas do VRM (circuito regulador de tensão).

Em relação ao chipset AMD790FX, o mesmo possui 42 linhas PCI-E 2.0, das quais 32 são reservadas para os slots PCIe x16 para placas de vídeo. A M4A79T Deluxe pode suportar até 04 placas de vídeo, com seus slots operando a 16x ou 8x, conforme quais sejam utilizados, confira as regras na tabela abaixo:

No painel traseiro, podemos ver uma boa quantidade de portas e conectores: a M4A79T Deluxe possui 02 conectores PS2 para mouse e teclado (em outros modelos de placas Asus, um destes conectores é normalmente substituído por portas USB), além de 06 portas USB 2.0, 01 porta e-sata, 01 porta firewire, 01 porta RJ-45 gigabit ethernet (controlada por um chip Realtek 8112) e saídas de áudio digital S/PDIF coaxial e óptica.

O Codec de som utilizado é o Realtek 1200, que proporciona de acordo com o fabricante 8 canais de áudio HD (Áudio de alta definição, nomeado anteriormente como Azalia) fornece uma saída de áudio de 192KHz/24-bit de alta qualidade, funções de “jack-sensing”, “retasking” e tecnologia “multi-streaming” que permite enviar “streams” de áudio diferentes para destinos diferentes.

Acompanham a placa 05 cabos sata (sendo um de tamanho reduzido), 02 pontes de interconexão para placas de Vídeo AMD Radeon para trabalharem em CrossfireX, DVD-ROM com drivers e aplicativos, 01 cabo parallel ata (IDE), além de manual em inglês, espelho traseiro, dois pequenos conectores para auxiliar a instalação dos fios do painel frontal e das portas USB do gabinete, além de um cabo extensor para saídas traseiras USB e firewire.

A placa ainda trás uma série de aplicativos proprietários da Asus que permitem realizar diversas operações entre overclock e controle de rotação ventoinha. Dentre outras, foram testados o TurboV que oferece opções de overclock ou underclock baseados em perfis de estimativa de trabalho, além do Asus Q-Fan 2 que permite definir a rotação das ventoinhas baseado em perfis silenciosos ou de performance, sem que seja necessário acessar o BIOS Setup para definir estas opções.

Ajustes para overclock

Como tradição nas placas da Asustek, todas as opções de overclock da placa se encontram no menu Ai Tweaker, que permitem ao usuário fazer todas as operações necessárias à estabilização do overclock de forma rápida e simples. É necessário alterar a opção AI Overclock Tuner para manual, para que as outras opções se tornem ativas:

CPU Ratio – permite alterar em intervalos de “1” o multiplicador de clock da CPU para baixo (em todos os processadores) ou para cima (em processadores black edition).

FSB Frequency – permite alterar o clock base em intervalos de “1mhz”, que, por conseguinte altera todos os clocks a ele atrelados.

PCIE Frequency – permite definir em intervalos de “1mhz” a frequência do barramento PCI-E que por padrão é de 100mhz.

DRAM Frequency – permite definir qual a velocidade da memória RAM. Como a placa não reconhece memórias XMP, é necessário entrar nesta opção para definir qual a velocidade de operação de memórias deste tipo. A placa suporta até DDR3 1600mhz.

CPU/NB – Frequency – permite definir em intervalos de 200mhz a velocidade de operação da controladora de memória integrada. Por padrão ela opera a 2000mhz. Testes comprovam que a o aumento da frequência do CPU/NB tem impacto no ganho de banda de memória em processadores AMD.

HT Link Speed – permite definir a velocidade de operação do link HT. Lembrando que o esta opção sofre ação do clock base.

DRAM Controller Configuration – opções avançadas de configuração de memória.

DRAM Timing/Driving Configuration – permite definir os timings da memória.

Voltando à tela principal do menu Ai Tweaker, temos as opções de tensão. Todas elas são editáveis diretamente, isto é, você deve digitar os valores que deseja nas opções correspondentes.

CPU Voltage – esta opção permite alterar a tensão dos núcleos do processador em intervalos de 0.0125v e varia de 0.800v a 1.90v. Vale ressaltar que existe um jumper na placa mãe denominado ov_cpu que caso esteja desativado só permite o aumento da voltagem até 1.70v.

CPU NB/Voltage – permite alterar a tensão do controlador de memória e tem as mesmas especificações que a opção acima.

CPU VDDA Voltage – parece ser a tensão do circuito PLL, que seria o responsável pelo multiplicador de clock do processador. Tem variação entre 2.50 e 2.80v, em intervalos de 0.10v.

DRAM Voltage – permite alterar a tensão utilizada pelos módulos de memória RAM. Varia de 1.50v a 2.50v com intervalos de 0.02v.

HT Voltage – permite alterar a tensão do link Hyper Transport. Varia de 1.20 a 1.50v em intervalos de 0.02v.

NB Voltage – permite alterar a tensão do northbridge (AMD790FX). Varia de 1.10v a 1.40v em intervalos de 0.02v.

NB 1.8 Voltage – permite selecionar a tensão de 1.80v para o northbridge. Varia de 1.80v a 2.00v em intervalos de 0.20v.

SB Voltage – permite alterar a tensão do southbridge. Varia de 1.20v a 1.35v em intervalos de 0.15v.

CPU e PCIE Spread Spectrum – diminuem a interferência eletromagnética gerada pelo CPU e pelo barramento PCI-E. Fazem a frequência oscilar para espalhar a interferência pelo espectro, o que acaba atrapalhando o overclock, sendo bastante aconselhável desativar em caso de tentar extrair clock adicional do processador.

Lembramos que a Asus M4A79T Deluxe tem como vocação natural o overclock, pois o chipset 790FX, bem como a BIOS da placa oferecem inúmeras opções para forçar os limites do processador. Utilizando um Phenom II X3 720 Black Edition, que possui o multiplicador destravado, conseguimos tranquilamente atingir 3,5ghz (o padrão do processador é 2,8ghz), aplicando uma tensão de 1.50v para o CPU e de 1.30v para northbridge interno (controladora de memória) operando a 2400mhz, apenas alterando seus respectivos multiplicadores (sem tocar o clock base).

É importante ressaltar que mesmo em overclock, o cool n’ quiet funciona perfeitamente, podendo ser utilizado no dia-a-dia para redução no consumo da máquina. Em situações de repouso o recurso diminui a frequência de operação do processador para 800mhz (multiplicador 4x) utilizando uma tensão de 1.00v. Com o uso de programas auxiliares como o K10Stat foi possível reduzir a tensão em repouso para apenas 0.800v, ainda mantendo o sistema com perfeita estabilidade.

Foi possível chegar a 3,6ghz (multiplicador configurado a 18x), ajustando o CPU voltage para 1.55v na BIOS. A placa apresentou um pouco de vdroop (queda de tensão), que faz o vcore estabilizar em cerca de 1.525v quando a CPU estava em full load. A partir de 3,6ghz a máquina não inicializou corretamente. Fizemos duas tentativas com 3,7ghz a 1.60v e 3,8ghz a 1.65v, ambas sem sucesso em conseguir inicializar o Windows.

Conclusões

A experiência com a M4A79T Deluxe tem se mostrado proveitosa. A placa funciona com estabilidade, desde que configurada corretamente, permitindo um ganho de performance considerável em processadores AMD através dos recursos de overclock. Sendo uma placa de alto desempenho, a M4A79T Deluxe cumpre o objetivo para o qual foi desenvolvida. A Asus também oferece uma série de aplicativos para overclock e controle das funções, que operam eficazmente no Windows, evitando que o usuário precise acessar o BIOS para realizar estes ajustes no funcionamento da placa.

Vale ressaltar que o sucesso da placa se deve ao renascimento dos processadores AMD com a tecnologia de litografia em 45nm. A AMD fez um belo trabalho, oferecendo aos usuários vários processadores em todas as faixas de preço, que apresentam em geral um potencial de overclock razoável, além das gratas surpresas proporcionadas pelo uso do Advanced Clock Calibration que, não raramente, permite-nos ganhar poder de processamento liberando núcleos adormecidos sem pagar nada a mais por isto.

Quanto ao layout e estrutura da placa, esta é um show a parte. Sendo construída utilizando materiais de alta qualidade e desempenho, a placa se comportou bem em toda a bateria de testes. Os dissipadores passivos de cobre instalados sobre o VRM, northbridge e southbridge cumprem seu papel mantendo as temperaturas da placa amenas, mesmo sob condições extremas. Nem durante as tentativas de overclock a temperatura da placa excedeu 50ºC.

Restam algumas críticas à ausência de manual em português, pois já que a Asus tem grande representatividade nas vendas de hardware no Brasil, poderia incluir esta língua em seus todos os seus manuais, facilitando o trabalho dos compradores tupiniquins. Outra crítica corrente a Asus é a ausência de um kit “e-sata” completo (com um extensor de energia para as saídas de expansão) em suas motherboards de gama alta, pois a finalidade de equipar as placas com este tipo de porta, se não há conector de energia externo é quase nula. A M4A79T Deluxe também deveria ser equipada com um botão de clear CMOS no painel traseiro, tendo em vista facilitar o trabalho de quem tenta overclocks mais agressivos. Em todo caso, apesar destes recursos fazerem falta, não diminuem o trabalho realizado pela Asus nesta ótima placa.

Este produto foi descontinuado. Conheça a nova geração de placas-mãe da AMD no site da Oficina dos Bits.

Fonte: Info.Abril

admin

admin

VEJA TAMBÉM

Dicas e Tutoriais

O que é rede Mesh?

Nos dias de hoje, onde a conectividade é essencial em praticamente todos os