Qual a diferença entre “Dual Core” e “Core 2 Duo”?

Uma dúvida comum: Qual a diferença entre os Processadores Intel Celeron Dual Core, Pentium Dual Core e os Core 2 Duo ?

É muito comum ouvir a resposta equivocada “Core 2 Duo tem dois núcleos e Pentium Dual Core só simula dois núcleos”. Isso não é verdade.

A diferença dos nomes foi criada apenas por motivos comerciais para criar uma separação de “famílias” por desempenho.  Celeron seria o mais barato e com menos desempenho, Core 2 Duo o mais rápido e Pentium Dual Core o intermediário.  Tecnicamente falando não há diferença entre seus núcleos, são todos eles baseados no núcleo Conroe e Wolfdale, o que muda são os Caches, FSB e Clock (velocidade em GHz) das versões. Quanto maior o Cache, FSB e Clock, melhor será o desempenho de um sistema.

Os Pentium Dual Core conhecidos atualmente possuem o núcleo baseado na arquitetura Core 2 Duo fabricada pela Intel. A Intel achou necessário manter a marca Pentium por questão estratégica por ser muito conhecida no mercado. Mesmo com o lançamento da arquiterutra do I7 a família ganhou seu irmão Pentium G que não tem nada a ver com os Pentium Dual Core atuais (E5400 etc) a não ser o nome.

A diferença entre o processadores atuais Pentium Dual Core e Celeron Dual Core são muito sutís. Pegamos exemplo do Intel Celeron Dual Core E3400 – 2.60GHz cache 1MB e Intel Pentium Dual Core E5200 – 2.50GHz cache 2MB. Não podemos afirmar que o Pentium é mais rápido que o Celeron, pois em algumas aplicações o clock maior deste Celeron fala mais alto que o maior cache deste Pentium. Mesma coisa acontece entre o Core 2 Duo.

A diferença entre o processadores atuais Pentium Dual Core e Celeron Dual Core são muito sutís. Pegamos exemplo do Intel Celeron Dual Core E3400 – 2.60GHz cache 1MB e Intel Pentium Dual Core E5200 – 2.50GHz cache 2MB. Não podemos afirmar que o Pentium é mais rápido que o Celeron, pois em algumas aplicações o clock maior deste Celeron fala mais alto que o maior cache deste Pentium. Mesma coisa acontece entre o Core 2 Duo. Exemplo do Intel Pentium Dual Core E6600 – 3.06GHz cache 2MB 1066MHz  e Intel Core 2 Duo E7500 – 2.93 GHz FSB1066 cache 3MB . Em várias aplicações este Pentium se sairá melhor que o modelo referido de Core 2 Duo.

Na data da publicação deste Post, o Core 2 Duo já deixa de ser interessante compra para ceder seu lugar ao Core i3 que apresenta várias vantágens de projeto e preço equivalente. Mas isso já é discussão para outro post.. 😉

Encontre estes e outros processadores na loja Oficina dos Bits!

Intel Celeron Dual Core E3300 – 2.50GHz cache 1MB BOX

Intel Celeron Dual Core E3500 – 2.70GHz cache 1MB BOX

Intel Core 2 Duo E7500 – 2.93 GHz FSB1066 cache 3MB – BOX

admin

admin

VEJA TAMBÉM