Você sabe o que são gráficos hibridos e GPU?

Quase toda placa mãe trás no chipset uma GPU (Graphics Processing Unit) que trabalha com o processamento básico do dia a dia.

Placa mãe Asus P6T – Chipset Intel X58 – 3-Way SLI e Quad-GPU CrossFireX Support

GPU adequada para cada usuário depende muito da maneira com que ele utilizará a capacidade de processamento gráfico de seu computador. Usuários de nível básico/médio ou empresariais podem utilizar uma GPU integrada à sua placa mãe ou processador.

Para quem deseja utilizar o computador para games é interessante investir em placas de vídeo com GPU AMD/ATI ou Nvidia.

  • E para que serve os gráficos híbridos?

Os gráficos híbridos nada mais são que a capacidade de dividir tarefas entre os GPUs das placas de vídeo – possibilitando que elas não aqueçam tanto e garantam um aumento no processamento gráfico. Para consegui-los é necessário trabalhar com placas gráficas em paralelo, de mesma fabricante.

Os melhores fabricantes implementaram em suas placas-mãe uma tecnologia que prioriza o uso da GPU do chipset nas tarefas básicas e aciona automaticamente a GPU mais poderosa quando é preciso, o que também pode ser feito pelo próprio usuário.

A tecnologia de gráficos híbridos também é fundamental para que os notebooks tenham mais autonomia de bateria. Como nos PCs de mesa isso não é um problema, o foco é mesmo a redução de ruído, melhor controle térmico e economia de energia.

Acionando a GPU integrada para surfar na web, fazer tarefas simples do sistema, como baixar torrents e ver filmes. A máquina fica mais fria e o sistema consome menos e faz menos barulho. Sistemas com chipset AMD mais novos têm ainda a vantagem de conjugar a GPU integrada com a da placa de vídeo, fazendo um processamento paralelo.

  • Encontre na Oficina dos Bits!

Placas-mãe Asus com GPU Integrada
Placas de vídeo ATI com os melhores preços do mercado!

ATI RadeON HD4850 1GB DDR3 256bits – Glaciator Fansink Edition – PCI-E – Asus

ATI RadeON HD4550 1GB DDR2 – VGA/DVI/HDMI – Low Profile – PCI-E – Sapphire

ATI RadeON HD5850 1GB GDDR5 256bits – Voltage Tweak – dual DVI/HDMI/DisplayPort – PCI-E – Asus

GeForce 7200GS 256MB DDR2 DVI/VGA – PCI-E- EVGA

GeForce 9500GT 512MB DDR2 HDMI/DVI/VGA – PCI-E – Point of View

Fonte: Zumo Blog / Baixaki

admin

admin

VEJA TAMBÉM

Dicas e Tutoriais

O que é rede Mesh?

Nos dias de hoje, onde a conectividade é essencial em praticamente todos os