Intel Core i7 875K – para os fanáticos por OverClock

O Core i7-875K é voltado para o segmento intermediário de alto desempenho, a CPU é um verdadeiro sonho de consumo para os overclockers e tweakers de plantão, uma vez que seus multiplicadores vêm totalmente destravados de fábrica.

Não é de hoje que processadores destravados são bastante apreciados pelo mercado consumidor, uma vez que este tem a clara sensação de estar adquirindo um produto que vale muito mais do que o seu preço real, ou seja, com excepcional custo x benefício. Os donos do Celeron 300A sabem muito bem do que estamos falando. E foi justamente seguindo essa idéia que a Intel desenvolveu recentemente alguns modelos especiais, reconhecidos por trazer o sufixo “K” em seu nome.

Embora a Intel já possuísse em seu portfólio algumas “preciosidades” do tipo, como a cobiçada linha Extreme Edition, os modelos batizados com o sufixo “K” foram considerados pelo mercado como uma clara resposta à linha Black Series da AMD, também composta por processadores sem “impedimentos” aos overclocks mais arrojados.

Atualmente, além do Core i7-855K, a Intel conta ainda com o Core i5-655K, produto voltado para o segmento intermediário e o Pentium Dual-Core E6500K, com foco no segmento de baixo custo. Tais processadores são essencialmente os mesmos que os seus “irmãos mais velhos”, o Ci7-850, o Ci5-650 e o E6500. Ou seja, o 855k opera a 2.93Ghz, com quatro núcleos físicos e mais quatro lógicos (tecnologia Hyper-Threading), com 8MB de cache L3, TDP em 95W e litografia em 45nm; enquanto o 655k trabalha a 3.2Ghz, com dois núcleos físicos e mais dois lógicos (tecnologia Hyper-Threading), com 4MB de cache L3, TDP em 73W e litografia em 32nm.

O grande “segredo” da linha “K”, que permite a essas CPUs aceitarem um alto potencial para o overclock, está no seu processo da fabricação. Tais peças foram as que obtiveram os melhores índices de aproveitamento em sua produção (termo conhecido como yields wafers). Desse modo, bastou apenas a Intel retirar a “trava” para que estes aceitem altíssimas frequências de operações.

Além disso, o Core i7-875K é compatível com as principais novidades da Intel, como as tecnologias Turbo Boost, Hyper-Thrading, Smart Cache, Intel HD Boost e AES-NI.

::: Apresentando Uma Nova Microarquitetura Dinamicamente Escalonável

Em 2007, a Intel revelou ao mundo o seu modelo de atualização tecnológica, chamado “Tick-Tock”, como demonstração da dedicação que a companhia tem em continuar a manter-se no topo da inovação no que diz respeito ao refinamento do processo de fabricação de seus processadores.

O período “Tick” é marcado pela migração para uma nova litografia de uma arquitetura pré-existente (como por exemplo, ao migrar dos 65nm para 45nm e depois para 32nm, e assim sucessivamente), enquanto que a fase “Tock” é conhecida pelo desenvolvimento de uma nova microarquitetura de processadores, sem haver mudança na litografia.

O grande salto da Intel aconteceu em 2008, quando a companhia saiu da macro arquitetura Core (Merom/Penryn) para a Nehalem, com o advento dos Core i7 (codinome Bloomfield), que representaram a próxima etapa da tecnologia de núcleos múltiplos para a companhia, maximizando de forma inteligente o desempenho para atender à crescente carga de trabalho dos usuários. Com projeto totalmente novo para beneficiar-se do processo high-k de 45nm, os Nehalems liberaram desempenho de processamento paralelo, habilitado por uma controladora de memória integrada e pela tecnologia Intel QuickPath, proporcionando interconexões de alta velocidade para cada núcleo de processamento.

Em seguida, a companhia introduziu uma espécie de segunda geração da microarquitetura Nehalem, chamada Lynnfield, trazendo como grande novidade uma plataforma global de menor custo para o usuário, com a introdução de um novo padrão de pinagem para as CPUs, o LGA 1156, além dos chipsets P55/P57.

Assim como os demais processadores pertencentes à geração Lynnfield, o Core i7-875K é baseado na microarquitetura da Intel que combina os conceitos de baixo consumo de energia com alta performance, graças ao novo design da plataforma de dois chips (processador e Platform Controller Hub – PCH) , ao invés do tradicional modelo composto por três chips (CPU, Graphics Memory Controller Hub  – GMCH e I/O Controller Hub – ICH), conforme pode ser visto na imagem abaixo.

  • :: Principais Tecnologias

O Core i7-875K é compatível com várias novidades tecnológicas que ajudam de forma dinâmica o processador a adaptar-se às mudanças na utilização da CPU em várias etapas do fluxo de trabalho. Aqui estão alguns exemplos.

  • :: Intel Hyper-Threading

O Hyper-Threading Technology (mais conhecido como HT Technology) permite que cada núcleo físico execute múltiplos threads dinamicamente, ou seja, “simula” núcleos lógicos. Isso resulta em processamento quad-core com apenas dois núcleos físicos.

Essa capacidade é, atualmente, essencial em ambientes de softwares multi-threaded, pois ajudam a melhorar a resposta global do sistema e aumentam, assim, a experiência do usuário. Aplicações que estão programadas para rodarem em mais de dois threads acionarão a CPU para permitir que até quatro threads sejam executados em uma CPU dual core Clarkdale.

Alguns dos programas que se beneficiam do recurso são: Adobe Premiere Elements 8, Microsoft Office Excel e Microsoft Windows Live Movie Maker.

  • :: Turbo Boost Technology

A tecnologia Intel Turbo Boost, de forma inteligente, oferece maior desempenho quando há espaço disponível para o processador. Essa tecnologia aumenta dinamicamente a frequência dos núcleos ativos se a CPU estiver operando abaixo da potência nominal corrente e dos limites da especificação da temperatura.

A frequência máxima do Turbo Boost Technology é dependente do número de núcleos ativos. A duração em que o processador utiliza a tecnologia depende do volume de trabalho e ambiente operacional, proporcionando o tempo, local e potência exata que o usuário necessita. Aplicações com leve carga threaded podem experimentar até 3,73 GHz de frequência em um dos núcleos da CPU.

Alguns dos softwares que se beneficiam desta tecnologia são o iTunes da Apple, Microsoft Windows Live Photo Gallery, Adobe Premiere Elements e Adobe Photoshop Lightroom.

  • :: Smart Cache

O Smart Cache permite a alocação dinâmica e eficiente da memória cache para corresponder às necessidades de cada núcleo. Os 4 MB de cache não ficam restritos a um núcleo dedicado, mas são compartilhados entre todos os núcleos. Com base nas necessidades de cada um, a memória cache é alocada dinamicamente.

Aplicativos como o Microsoft Excel, que precisam importar uma grande quantidade de dados em cache para funcionar, estão entre os que mais se beneficiam dessa funcionalidade.

  • :: Advanced Encryption Standard New Instructions (AESNI)

A AESNI, na verdade, não chega a ser uma nova tecnologia, mas sim um conjunto de seis novas instruções que oferecem suporte completo para os algoritmos de segurança AES (Advanced Encryption Standard ou Padrão de Criptografia Avançada) via hardware.

Essas instruções aceleram a criptografia e decifragem dos dados, utilizando algoritmos AES. Como o AES é implantado em vários protocolos, as novas instruções serão valiosas para uma ampla gama de aplicações, oferecendo um aumento no desempenho em comparação a implementações via software. Além de melhorar a performance, as instruções AESNI fornecem importantes benefícios de segurança, reduzindo ataques de hackers.

Utilitários como o WinZip 14, que utiliza criptografia/descriptografia enquanto comprime/descomprime um arquivo, serão grandes beneficiados pelas novas instruções.

  • :: Intel Virtualization Technology (Intel VT-x) e Intel Virtualization Technology for Directed I/O (Intel VT-d)

Ambas tecnologias permitem que uma plataforma de hardware funcione como múltiplas plataformas “virtuais”. Para as empresas, a Intel VT-x e a VT-d oferecem uma maior capacidade de gerenciamento, limitando o tempo de inatividade e mantendo a produtividade do trabalhador através do isolamento das atividades computacionais em partições separadas.

  • :: Intel Trusted Execution Technology (Intel TXT)

Trata-se de um conjunto de extensões de hardware altamente versátil para processadores e chipsets da Intel que, com software adequado, melhora a capacidade de segurança da plataforma.

:: Segue abaixo um resumo com as principais características do Processador Intel Core i7-875K:

• Processamento Quad Core: Utiliza quatro núcleos independentes de processamento na mesma frequência em um único pacote físico;

• Frequência Base do Processador: 2.93 GHz;

• Frequência da Tecnologia Intel Turbo Boost: Aumenta dinamicamente a frequência do processador para até 3.60GHz quando os aplicativos demandam mais desempenho. Velocidade quando você precisa, ou eficiência no consumo de energia quando a rapidez não é tão necessária;

• Tecnologia Intel Hyper-Threading: oito threads fornecem maior capacidade de processamento para um melhor desempenho multitarefa e em aplicativos paralelizados. Faz mais, com menos tempo de espera;

• Intel Smart Cache: 8MB de cache compartilhado permite um acesso mais rápido aos seus dados ao habilitar a alocação dinâmica e eficiente do cache para suprir as necessidades de cada núcleo, reduzindo significativamente a latência dos dados usados com frequência e melhorando o desempenho do sistema;

• Controlador de Memória integrado: Oferece suporte para dois canais de memória DDR3-1333 com dois DIMMs por canal. O controlador de memória integrado oferece melhor desempenho de leitura/gravação por meio de algoritmos eficientes pré-carregados, menor latência e maior largura de banda para a memória.

  • Conclusão

A Intel dá um passo firme nesse importante nicho de mercado que é o de overclockers.

Herdando todo o “DNA” da linha Lynnfield, como é o caso das tecnologias Hyper-Threading, Turbo Boost e Smart Cache, só para citar três, o Core i7-875k mostrou-se uma opção bastante interessante principalmente para os profissionais que trabalham com edição de imagens e vídeos.

admin

admin

VEJA TAMBÉM