Uma nova experiência em 3D – Nvidia 3D Vision

O par de óculos 3D Vision, da NVIDIA, é a coisa mais legal já inventada para simular o efeito de terceira dimensão em filmes e jogos. Nada a ver com o que a gente cansou de ver no cinema – aqui o nível de realismo chega a outra proporção, por causa do sistema 3D ativo, com processador, emissor de infravermelho e mais  placa de vídeo e monitor especial.

A sensação de imersão nos jogos foi realmente fantástica você consegue enxergar as explosões e os objetos da cena chegando perto de nosso rosto, em resumo, máxima experiência.

Qualquer título desenvolvido sobre um motor 3D funciona com os óculos. Isso porque os criadores sempre calculam a profundidade para modelar os cenários. Mas os games antigos não ficam tão legais quanto os novos, que parecem arremessar objetos para fora do monitor. Uma lista com os melhores jogos com suporte ao 3D Vision está disponível no site da NVIDIA. Entre eles, estão Tomb Raider – Underworld e Burnout Paradise, utilizados em nossos testes.

Para jogar com esses óculos, existem três requisitos. Primeiro, sua máquina precisa rodar o Windows Vista ou 7. Segundo, a placa de vídeo tem de ser uma NVIDIA GeForce – série 8, a partir da 8800 GT; série 9, a partir da 9600 GT, ou qualquer uma da linha 200. Mas o grande responsável por fazer a simulação funcionar é o monitor de 120 Hz. Por enquanto, o único modelo disponível no Brasil é o Samsung SyncMaster 2233 RZ.

Por que 120 Hz? O truque é o seguinte: o olho humano enxerga com taxa de atualização de 60 Hz. Então, uma pirâmide emissora de infravermelho, ligada ao computador pela porta USB, conversa com o processador dos óculos, sincronizando seus olhos com o monitor. Metade das imagens vai para o olho esquerdo, enquanto a outra metade vai para o direito. Por isso, as atuais TVs LCD de 120 Hz interpolados não servem nesse sistema.

Com o 3D Vision devidamente carregado pela porta miniUSB (o processo demora 45 minutos, e a bateria dura cerca de 10 horas), basta instalar um software que acompanha o produto. Na hora de jogar, você pode desligá-lo por meio de um comando no teclado. Assim, ninguém fica vendo imagens embaralhadas, quando quiser dispensar os óculos.

Confortável e emborrachado, o 3D Vision serve até por cima de óculos tradicionais, sem incomodar. No pacote, vêm três peças para encaixar no nariz, com tamanhos diferentes.
A

Encontre na Oficina dos Bits o Óculos NVidia GeForce 3D Vision – com receptor de dados

admin

admin

VEJA TAMBÉM