Como remover vírus a partir do próprio computador infectado?

Há várias técnicas de remoção de vírus, mas volta e meia nos encontramos em situações onde é difícil retirar o HD do micro infectado para escaneá-lo em outro computador. Felizmente existem programas que permitem escanear um computador a partir dele mesmo, isto é, entrando pelo modo de segurança e fazendo o escaneamento e os reparos necessários. A questão, portanto, é saber:

Como remover vírus a partir do próprio computador infectado?


A técnica consiste em retirar o HD do computador supostamente infectado com vírus, colocar este HD como secundário em um outro micro, com um Windows e Antivirus atualizado e de boa qualidade, e fazer o escaneamento total deste HD neste micro auxiliar. Depois disto o HD é retornado ao micro original e são feitos os demais ajustes e correções.

Entretanto, existem realmente situações onde não é possível fazer este procedimento, pela falta de um micro auxiliar ou pelo fato do micro infectado estar na garantia de fábrica e lacrado. Nestes casos, pode-se tentar o escaneamento a partir do próprio micro infectado. O antivírus normal, que se instala nos micros com Windows, podem detectar algumas ameaças. Entretanto, depois que o vírus está instalado, uma das primeiras providências das ameaças mais elaboradas é justamente desabilitar o antivírus ou modificar sua detecção para deixar de detectar aquele programa como ameaça. Por isto é que torna-se difícil elimiar os vírus a partir do próprio micro contaminado.

O jeito então é eliminar os programas indesejados a partir do próprio micro. Existem várias ferramentas para isto, como por exemplo, as três abaixo citadas:

Combofix

Este aplicativo faz um escaneamento nas áreas críticas do Windows e, de quebra, restaura as configurações do Windows ao padrão de fábrica. Assim, não apenas remove os vírus mais perniciosos, mas também restaura muitas coisas do Windows que podem ter deixado de funcionar, como o acesso à rede ou às configurações pelo painel de controle. Faz parte do DVD de Service Packs e Utilitários da Thecnica Sistemas

Ferramenta de Remoção de Software Mal Intencionado do Windows

Aplicativo que roda direto do Windows, escaneando as áreas críticas e removendo um grande número de pragas. Pode ser executado a partir do próprio Windows, uma vez que faz parte do próprio, mas como esta cópia pode também estar contaminado recomenda-se utilizar uma cópia externa, por isso é que esta ferramenta também está no DVD de Service Packs e Utilitários da Thecnica Sistemas.

A janela Propriedades surgirá. Repare que a opção “Permitir que os arquivos desta unidade tenham o conteúdo indexado junto com as propriedades do arquivo” está ativada. Desative-a e dê OK.

Kaspersky Virus Removal Tool

Esta ferramenta pode ser baixada direto do site da Kaspersky, em http://support.kaspersky.com/viruses/avptool2010?level=2. Para usar esta ferramenta, entre em modo de segurança, instale a ferramenta e a execute. Quando o micro estiver infectado, ela detecta muita coisa e não danifica o sistema. Depois do escanear o HD e memória, é recomendável remover a ferramenta do HD. Se por um acaso não for possível entrar em modo de segurança baixar a ferramenta em outro PC, instalar o HD infectado como secundário, entrar em modo de segurança pelo HD principal e escanar o HD secundário.
A

Fonte: Revista PNP
A

Não corra riscos! Encontra na Oficina dos Bits o anti-vírus ideal para o seu computador.

Antivirus F-Secure 2010 – até 3 computadores
Panda Antivirus Global Protection 2010 – proteção de segurança mais completa
Kaspersky Antivirus 2010 – 1 usuário
Norton AntiVirus 2010 para 3 computadores

admin

admin

VEJA TAMBÉM