ZAGG Easy TV Full HD – TV Digital Brasileira via USB

Engana-se quem acha que TV Digital é só aquela linda e maravilhosa em alta definição que vemos nas divulgações, assim como no padrão japonês, do qual deriva o brasileiro, existe um modo de transmissão digital destinado aos dispositivos portáteis, como celulares, GPS, entre outros, que é denominado de “1Seg”.

E outro destinado à transmissão em geral, o qual a sua televisão em casa deve estar apta a receber, se você for um sortudo morador de uma região de cobertura do sinal digital e possuir todos os equipamentos necessários, este é o “Full Seg”.

O “1Seg”, como se destina a dispositivos portáteis, tem uma resolução de 320×180 pixels, ou seja, ainda pior que o sinal analógico, que é capaz de transmitir em 640×480 pixels.

No entanto, como você já deve estar imaginando, o “Full Seg” é o que permite transmissões em alta definição com uma resolução de até 1920×1080 pixels (1080p), esta resolução é popularmente conhecida por Full HD, talvez por isso o nome de “Full Seg”.

Como o padrão ISDB-TB – o padrão brasileiro, derivado do japonês – não é compatível o americano, nem com o europeu, é muito difícil encontrar um receptor, que funcione para o padrão de TV digital brasileiro, no exterior.

Por isso é importantíssimo que tenhamos opções nacionais para recepção de TV digital. Recentemente recebemos da ZAGG um destes sintonizadores de TV digital USB, compatível com transmissão “Full Seg”, trata-se do ZAGG Easy TV Full HD que vamos apresentar neste artigo.

  • :: Easy TV Full HD

O ZAGG Easy TV Full HD é basicamente composto pelo sintonizador USB TVZG20 e o software para visualização de conteúdo TotalMedia 3.5, desenvolvido pela ArcSoft.

O sintonizador lembra um pen drive um pouco grandinho, em uma das pontas fica o conector USB e na outra uma entrada para antena UHF (necessária para captar os sinais de TV digital), em uma das faces é possível ver também o receptor de infravermelho para o controle remoto, que acompanha o produto.

Ainda na embalagem acompanham CD com drivers e softwares, manual de instalação em português, um adaptador para conectar uma antena externa e uma prática antena para uso interno, que vem equipada com um imã na base permitindo fixá-la facilmente em cima do gabinete do computador ou algum outro equipamento metálico.

Uma ideia simples e genial, pois quando a antena não está fixa em algum lugar facilmente você a verá deitada por aí, ela é bastante leve e qualquer movimento no cabo é suficiente para derruba-la.

A instalação do sintonizador é bastante simples, basta plugá-lo em alguma porta USB 2.0 da placa mãe e colocar o CD de instalação e seguir o processo normalmente.

O único detalhe é que como o sintonizador precisa ser alimentado pela USB e seu consumo é, digamos assim, considerável, ele não deve ser ligado em algum destes Hubs USB, pois estes não tem capacidade de alimentar corretamente o sintonizador.

Depois de feita a instalação do software TotalMedia 3.5 é necessária fazer uma configuração inicial, definindo o país de local e fazer uma varredura dos canais disponíveis, assim como em uma televisão quando ligada pela primeira vez.

Nas configurações do programa existem poucas opções que precisam ser alteradas, a mais importante talvez seja para habilitar o suporte à decodificação por hardware, o que alivia muito a carga do processador.

É importante lembrar para não habilitar a função de desentrelace caso planeje ver canais em HD (pois estes não são entrelaçados) o que causa um mau funcionamento na exibição dos programas.

Entre as opções interessantes do TotalMedia 3.5 posso destacar a capacidade de agendar gravação da programação da TV e a função Time-Shifting, que essencialmente é a capacidade de pausar a programação ao vivo e continuar a assistir a partir de onde parou.

No mais temos um guia eletrônico de programação, que funciona adequadamente, se alimentado corretamente pela emissora de TV.

  • Considerações finais

O Easy TV Full HD funciona conforme esperado e o software que o acompanha ainda apresenta algumas funções bastante interessantes, como a possibilidade de agendar gravações de programas, pausar a programação ao vivo e suporte a aceleração de vídeo por hardware.

  • Pontos fortes

Suporte a “Full Seg”
Suporte a antena externa
Controle remoto
Capacidade de gravar programas da TV
Função Time-Shifting, que permite pausar a programação ao vivo
Suporte a aceleração de vídeo por hardware
A
Fonte: Fórum PCs
A

  • Encontre na Oficina dos Bits

Receptor de TV Digital Full HD Zagg – com Controle Remoto e Antena – EPG/PVR – ZGTV002

Oficina dos Bits

Oficina dos Bits

VEJA TAMBÉM