NVIDIA APEX acelera a criação de recrusos nos Jogos

SÃO PAULO, 26 DE MARÇO DE 2009—A NVIDIA Corporation anuncia hoje o NVIDIA® APEX, uma nova ferramenta de sua tecnologia do Kit de Desenvolvimento de Software (SDK) PhysX®. Com o APEX, artistas, designer e desenvolvedores de games ganham um conjunto de ferramentas simples e ágeis que facilitam a implementação de recursos de física em diversas plataformas distintas.

Com a tecnologia NVIDIA PhysX, os desenvolvedores podem criar mundos que ganham vida: paredes que desabam, vidros que se partem, árvores que se curvam com o vento, e água que flui de maneira realista. Projetado como um framework modular que funciona em conjunto com as SDKs PhysX anteriores, o NVIDIA APEX facilita a inclusão de efeitos de física dentro dos games e otimiza a experiência de jogo, em múltiplas plataformas, a partir de um único conjunto de instruções compatíveis com plataformas distintas. Com isso, o APEX não apenas ajuda os desenvolvedores a acelerarem o processo criativo, mas também ajuda a eliminar custos de produção. O APEX será disponibilizado gratuitamente para os desenvolvedores portadores de licença NVIDIA PhysX, e já está presente em algumas das bibliotecas e engines de jogos mais populares, tais como o Gamebryo LightSpeed da Emergent Game Technologies’

“O APEX é uma adição ponderosa à tecnologia NVIDIA PhysX” disse Geoffrey Selzer, CEO da Emergent Game Technologies. “Tecnologias de ponta, entretanto, são apenas uma parte da solução. Decidimos nos aliar com a NVIDIA na integração APEX/LightSpeed por sua combinação de tecnologias campeãs e também pelo entusiasmo que compartilhamos com a NVIDIA de oferecer os melhores serviços para a indústria. O comprometimento da NVIDIA para com seus parceiros, tecnologias e desenvolvedores já foi demonstrado, não apenas em projetos colaborativos como o nosso, mas também por sua visão holística sobre as necessidades da indústria de jogos. PhysX, APEX e Lightspeed representam um novo paradigma para que os designer, artistas e engenheiros recriem a indústria.”

Outro componente chave do APEX é o suporte para novos módulos, o que resulta em maior facilidade para a inclusão de recursos de física sem a necessidade de programação pesada. Durante a Game Developer’s Conference, que acontece esta semana em San Francisco, a NVIDIA está demonstrando três novos módulos – destruição, roupas e vegetação – cada um capaz de adicionar dinâmicas e funções específicas aos jogos. Outros módulos também estão sendo desenvolvidos pela NVIDIA e pelos seus parceiros, e são compatíveis como todas as principais plataformas para jogos, incluindo o PC, Xbox360™, PLAYSTATION®3 e Nintendo Wii™.

“Adicionamos suporte ao PhysX no SpeedTree 5.0, a nova versão de nosso premiado software para design de folhagens”, disse o CEO da IDV, Chris King. “Integrando suporte ao novo módulo de vegetação do NVIDIA PhysX APEX, o SpeedTree 5.0 dá aos desenvolvedores ferramentas simplificadas para adicionar árvores interativas e realistas no ambiente de jogo. A próxima geração de games irá oferecer um novo nível de realismo.”

“A física já se tornou um elemento significativo da experiência de jogo e a NVIDIA está comprometida com o auxílio aos desenvolvedores em entregar a melhor experiência de jogo”, disse Tony Tamasi, vice-presidente sênior de conteúdo e tecnologia da NVIDIA. “Com a crescente importância da física, acreditamos que todos os desenvolvedores precisam contar com as melhores ferramentas para explorar sua criatividade. Com a tecnologia NVIDIA PhyX e o APEX, a física no design de games mudou do programador para o artista. Acreditamos que esta mudança refletirá em games muito mais realistas e empolgantes em um futuro próximo.

Para mais informações sobre o NVIDIA PhysX e o APEX, visite: http://developer.nvidia.com

Sobre a NVIDIA
A NVIDIA é a líder mundial em tecnologias de computação visual e a criadora da GPU, um processador de alta performance que gera gráficos impressionantes em estações de trabalho, PCs, consoles de videogame e dispositivos móveis. A NVIDIA atende aos mercados consumidor e de entretenimento com seus produtos GeForce®, o mercado de design e visualização profissional com os produtos Quadro ™, e o mercado de computação de alta perfomance com sua linha Tesla™. A NVIDIA mantém sua sede em Santa Clara, Califórnia, e possui escritórios na Ásia, Europa e nas Américas. Para mais informações, visite www.nvidia.com.br

admin

admin

VEJA TAMBÉM