Review Roteador Asus RT-N56U

Roteador Asus RT-N56U

Ficha Técnica:
802.11 b/g/n (2,4 GHz/5 GHz – 300 Mbps)
3G e 4G (HSPA+)
5 portas Gigabit Ethernet (1 WAN)
2 portas USB
Dimensões: 17,2 x 14,5 x 6,0 cm

A

Prós:
Operação em duas bandas; sinal relativamente estável;

A

Contras:
Parcelas da configuração são confusas; velocidade mediana;

A

Para avaliar o roteador foi utilizado os notebooks LG P430 e Asus A43e e um desktop Core 2 Duo 2,1 GHz, 2GB, com placa de rede Marvell Yukon. As medições foram realizadas com o software Passmark 7.0v. Para aferir a conectividade HSPA+ foi utilizado um SIMCard Vivo HSPA+ (Velocidade nominal: Download – 42 Mbit/s / Upload – 11 Mbit/s). Durante os testes foram realizadas três medições. A primeira com o computador no mesmo ambiente do roteador, outra a 16 metros de distância e uma terceira com distância de 10 metros com uma parede de concreto de barreira.

A primeira característica notável do RT-N56U é a estabilidade do sinal, que se manteve relativamente intenso conforme aumentávamos a distância entre o notebook e o roteador. Só experimentamos perdas consideráveis quando um obstáculo se interpunha entre os dois, o que é compreensível. Já a taxa de transferência em si manteve-se em uma média de 42,6 Mbit/s, que não é uma marca impressionante mas também não deixa de ser aceitável.

 Quando separamos o RT-N56U da máquina por uma parede de concreto, presenciamos uma redução para 20 Mbit/s. Tal diminuição já era esperada pois outros roteadores apresentaram quedas similares quando submetidos às mesmas condições. Notamos, contudo, uma redução incomum nas velocidades de transferência quando a distância entre o roteador e o notebook alcançou 16 metros. A taxa despencou para 8,3 Mbit/s nessas circunstâncias.

O desempenho do RT-N56U não decepciona, mas está longe de ser maior atração desse roteador. Seu forte está nos recursos extras. A capacidade de operar em duas frequências é um dos mais óbvios. O RT-N56U tanto emite sinais na banda tradicional de 2,4 GHz quanto na faixa dos 5 GHz. As vantagens desse tipo de configuração dependem muito dos eletrônicos que o dono do RT-N56U possuir. A grande maioria dos notebooks, por exemplo, não se beneficia do Wi-Fi na banda 5 GHz. Ainda assim, os aparelhos que podem utilizar esta faixa tiram proveito de conexões mais estáveis e livres de interferência.

O RT-N56U oferece duas portas USB e cinco portas gigabit ethernet, umas das quais é WAN. A presença de uma USB a mais que a média dos roteadores permite ao usuário ligar uma impressora e um NAS ao mesmo tempo. Como o RT-N56U já vem com um servidor de UPnP, o processo de instalação desses periféricos se torna relativamente simples.

 Passando para o software, esse roteador oferece o mesmo EzQoS do RT-N13U. Resumindo, trata-se de um aplicativo que controla a banda de internet segundo alguns perfis pré-determinados. Em outras palavras, o usuário pode dizer ao roteador quais aplicações merecem prioridade na alocação de banda. Outro programa que merece atenção é o AiDisk, um servidor de FTP capaz de segregar os arquivos segundo vários níveis de permissão, desde público até privado. O AiDisk tem seu próprio DDNS, que aloca ao usuário um URL no domínio “.asuscomm.com”.

A

Conclusão:

O diferencial do RT-N56U está nos recursos extras e não no desempenho nos testes de transferência de arquivos.

A

Fonte: Revista INFO Online

 

 

Oficina dos Bits

Oficina dos Bits

VEJA TAMBÉM

Dicas e Tutoriais

O que é rede Mesh?

Nos dias de hoje, onde a conectividade é essencial em praticamente todos os