[Rumor] Vishera é a última geração de CPUs AMD, daqui para frente só APUs

Um roadmap de produtos da AMD vazado na internet mostra a geração Vishera de CPUs como a última que a empresa irá desenvolver. Todos os futuros lançamentos são seus chips que combinam processador e chip gráfico, chamado pela empresa de APUs (unidade de processamento acelerada, em tradução livre).

apu

Não podemos considerar esta mudança totalmente inesperada, desde que a empresa deixou claro que não competirá mais com a Intel em segmentos de alto desempenho. Com este novo cronograma de produtos, a AMD aparentemente está deixando de trazer produtos com preço superior a 150 dólares, e investindo “todas as suas fichas” em segmentos de entrada, com suas APUs das futuras gerações Kaveri e Carrizo. A menos que a empresa mude sua estratégia com seus futuros chips, as APUs vem se restringindo a chips com dois ou quatro núcleos.

A próxima geração de APUs, codinome Kaveri, chegam ao mercado no ano que vem, e prometem um ganho de performance de 20% na CPU e 30% na GPU, em relação ao apresentado nos chips atuais Richland. Um A10, por sinal, já foi visto rodando Battlefield 4 em FullHD e em qualidade intermediária.

Seguindo estes rumores, a estratégia da AMD é um all in nas APUs. Acham que este é o caminho?

Fonte: Adrenaline

admin

admin

VEJA TAMBÉM