Placas Mãe com chipset Intel H97

H97_capa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A intel lançou a tão esperada série 9 de chipset para placas mãe, caso ainda reste uma dúvida confira aqui o detalhamento delas.

 

Os novos chipsets trazem suporte para overclock em processadores da linha K da geração Haswell, Haswell Refresh (Devil’s Canon) e a futura geração Broadwell, além de suportarem o socket LGA 1150; mas, entre as maiores novidades está o padrão M.2 Sata.

 

O M.2 Sata é um novo formato de conexão que promete aumento de performance em relação ao mSata. Há também o suporte a SSDs compactos que poderão ser posicionados entre slots PCIe – o novo padrão poderá ser adotado para placas adicionais Bluetooth, WiFi e NFC. O principal foco desta nova conexão é seu formato compacto e a sua versatilidade, pensado principalmente para dispositivos como tablets e ultrafinos.
Outra estreia deste chipset é a tecnologia Intel Boot Guard, recurso que combina software e a arquitetura Haswell para reduzir a instalação e ações de mallwares e rootkits na máquina, atuando antes mesmo do boot do sistema operacional.

 

O chipset H97 tem um porém, é compatível a apenas um slot de x16 e seu overclock em placas mãe não é feito por multiplicador. O processo de overclock deve ser feito pela modificação na frequência. Algumas empresas adicionam funções mais avançadas de overclock em placas da série “H”, mas por estratégia de vendas acabam por evitar tal ação.

 

h97-chipset-diagram

 

Apesar dos pesares as placas-mãe H97  possuem  14 portas USB, sendo 8 x USB 2.0 e 6 x USB 3.0. Também estão disponíveis 6 portas SATA 6Gb/s e tecnologias como Rapid Storage, Smart Response, entre outras. Com a tecnologia SATA Express e a conexão M.2 os drives de armazenamento elevam a velocidade de 6Gb/s das atuais portas SATA3 para 10Gb/s, quando utilizando as conexões nativas do chipsets via controlador SATA, visto que o slot M.2 pode usar barramento PCI-E. Desta forma, o fabricante de placa-mãe pode fazer algumas mudanças, possibilitando alcançar velocidades bem superiores, de até 32 Gb/s.

 

Além da incrível tecnologia Intel com seu chipset H97 as placas mãe da Asus ainda possuem uns extras.

h977

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Elas vêm ainda com um novo design que conta com um dissipador de calor diretamente sobre o chip. As placas-mãe H97 vêm com tecnologia Crystal Sound 2 para fornecer áudio sem falhas. Com camadas separadas para canais direito e esquerdo, guardam a qualidade dos sinais de áudio e uso de componentes de qualidade, incluindo capacitores feitos no Japão e amplificadores operacionais (op-amps), resultando em saída de som com clareza e fidelidade excepcionais. O único circuito de-pop reduz o ruído para das saídas de áudio. Um painel de controle fácil de usar torna rápida a tarefa de melhorar e personalizar as configurações de som, seja para jogos, bate-papo, ver filmes ou ouvir música.
Para rede sem lags, jogo rápido e fluído sempre, a rede Intel Gigabit tem a dupla vantagem de se comunicar diretamente com CPUs e oferecer alto rendimento no TCP e UDP. Isso reduz significativamente a carga de trabalho do processador, para que haja mais energia para seu jogo.

 

Confira o comparativo entre as placas mãe H97 da Asus:

 

placas_serie_h97

 

 

Ficou morrendo de vontade de ter uma? Confira as nossas H97 aqui.

 

H97

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: Intel, Adrenaline, Asus, TecMundo

Oficina dos Bits

Oficina dos Bits

VEJA TAMBÉM