Fone de ouvido: saiba como escolher o seu

jovem garota ouvindo musica em seu fone de ouvido
Confira aqui os tipos de fone de ouvido e saiba escolher o que melhor combina com você.

Seja para o trabalho, estudos ou diversão um bom fone de ouvido tem seu lugar.

Afinal, ninguém quer ficar ouvindo ruídos ou ter um som de péssima qualidade enquanto escuta suas músicas, faz ligações, se diverte com jogos ou participa de webinars.

Este periférico tem sido cada vez mais procurado para exercer as atividades diárias com privacidade, qualidade e conforto.

Existem diferentes tipos de fone de ouvido no mercado, cada um com características específicas e designs diferenciados. 

E com tantas opções, surgem dúvidas sobre como escolher o modelo ideal.

Se você tem dúvidas sobre qual fone comprar, neste artigo você vai aprender sobre as diferenças entre os fone de ouvido disponíveis no mercado, assim como as vantagens e desvantagens de cada tipo.

Então, siga a leitura!

Tipos de fone de ouvido

Os fones de ouvido, independente da marca ou da qualidade sonora, são divididos em quatro categorias básicas. Que se diferenciam pelo tamanho e portabilidade, criando assim preferências entre os consumidores.

Outro ponto que os consumidores levam em consideração e geralmente se mantém fiéis nos modelos é o conforto que o fone proporciona.

Um bom fone de ouvido vai ser aquele que atende as suas necessidades. 

Por isso é importante entender as principais características e saber as vantagens e desvantagens de cada fone.

Vamos lá?

  • Fones auricular (earbud, gomo de orelha): são os que geralmente acompanham os celulares, são pequenos, discretos e tem um preço baixo. Seu som não tem graves impressionantes, mas possui uma qualidade de áudio boa. São indicados para pessoas que não tem necessidades muito específicas e não deseja gastar muito.
Fone de Ouvido Auricular JBL Tune 205 - com Microfone
Fone de Ouvido Auricular JBL Tune 205 – com Microfone
  • Fones intra-auricular (in-ear, dentro da orelha): diferente dos fones auriculares, esses são os fones que vem com as borrachinhas (“luvas” de silicone) para encaixe no canal auditivo. Essas borrachinhas vem em diferentes tamanhos para que o usuário escolha a que melhor encaixa em seu ouvido. Este modelo também possui menos interferência do que o modelo auricular pelo fato de encaixar perfeitamente dentro do ouvido, minimizando os ruídos externos. Seu tamanho também permite praticidade para ser transportado. Por ser pequeno cabe em qualquer lugar.
Fone de Ouvido Intra-Auricular JBL C50HI - com Microfone
Fone de Ouvido Intra-Auricular JBL C50HI – com Microfone
  • Fone supra-aural(on-ear, sobre a orelha): são aqueles fones geralmente fixados em um arco, mas que não cobrem as orelhas totalmente. Possui uma qualidade de som melhor que os anteriores devido ao tamanho de sua estrutura. Alguns usuários preferem este modelo pelo fato do fone não ser inserido no canal auditivo. 
Fone supra-aural
Fone supra-aural
  • Fone circumaural (over-ear, em torno da orelha): são aqueles que cobrem totalmente a orelha. Sua qualidade sonora é excelente, são confortáveis, porém necessitam de um espaço maior para transporte. Esse tipo de fone costuma vir com microfone acoplado e são os preferidos de Gamers e profissionais da música, como DJ’s. 
Headset Gamer Multilaser Warrior PH143 - com Microfone
Headset Gamer Multilaser Warrior PH143 – com Microfone

Vantagens e desvantagens de cada categoria de fones

Outro ponto importante a se observar na hora de comprar seu fone são as vantagens e desvantagens de cada um.

A tabela abaixo enumera algumas delas:

Categoria do foneVantagemDesvantagem
AuricularPreço baixo, são pequenos, leves e não entram totalmente no canal auditivo.Não isolam totalmente o som, pelo fato de não encaixarem perfeitamente no canal auditivo. Não são muito ergonômicos.
Intra auricularPequenos, leves, bom isolamento sonoro, tem modelos bluetooth.Maior chance de perda auditiva se não tomar cuidado com o tempo e volume de exposição. Costuma incomodar alguns usuários e é perigoso para quem caminha e corre, pois inibe os sons externos.
Supra auralMais leves e fáceis de transportar em relação aos fone circumaural. Ótimo custo-benefício. Menos confortável que o circumaural. Não cancela os ruídos externos.
CircumauralSom limpo, bons graves e conforto, menos fadiga para os ouvidos.Tamanho e preço.
Tabela comparativa entre diferentes tipos de fone de ouvido

Lembre-se que, na hora de comprar o fone de ouvido você também pode optar por fones com fio ou sem fio.

Agora que você já sabe os diferentes tipos de fone de ouvido que tal aproveitar os ótimos preços da Oficina dos Bits e garantir logo o seu!

Abaixo dicas de fone para diferentes necessidades:

Para curtir músicas:

Para jogos:

Para atividades físicas:

Para trabalho:

Essas dicas de fones não são restritas a um único tipo de uso, apenas indicamos os que se enquadram melhor para cada atividade. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Gostou do conteúdo do blog? Compartilhe! :)

LinkedIn
Share
Instagram