Tipos de teclado: conheça os principais e saiba qual modelo escolher

Mulher digitando em um teclado para computador

Afinal, porque você deve saber escolher um teclado para seu computador?

O teclado é o periférico responsável pela entrada manual de informações, seja por meio de comandos, textos ou pela execução de tarefas que permitem acessar pastas e ou outras aplicações do sistema de seu computador.

Apesar de ser um periférico indispensável, o teclado não recebe a devida atenção no momento da compra.

Isso é um erro, sabe porquê?

Além de ser responsável pela entrada de dados, o teclado interfere diretamente no desempenho de suas atividades, conforto e ergonomia.

Então, na hora de escolher um teclado é importante saber quais características ele precisa ter para atender suas necessidades de uso e não afetar sua saúde.

E quem quer passar por atrasos em seus projetos ou sentir desconfortos causados pelo uso incorreto de um teclado? Ninguém, né?

Neste artigo, vou compartilhar com vocês as diferenças entre 3 modelos de teclado, assim como as vantagens e desvantagens entre eles. 

Outra dica que vamos dar é sobre quais fatores você deve analisar na hora de comprar o teclado para seu computador.

Então, siga a leitura e não erre na sua escolha!

3 modelos de teclado para computador

A verdade é que quase ninguém se importa muito com o teclado que usa. Talvez, pelo fato de não saberem quanta diferença um teclado pode fazer na vida de quem utiliza o computador diariamente.

Se você deseja ter bom desempenho e conforto ao realizar suas atividades em seu computador, é de extrema importância saber como escolher o seu teclado.

Abaixo deixo para vocês as principais diferenças entre os 3 tipos de teclado.

  • Teclado comum: os teclados considerados comuns são esses presentes na maioria dos escritórios e lares. Eles possuem a distribuição das teclas no formato QWERTY (teclas dispostas como as antigas máquinas de escrever). 
Teclado para computador tipo comum
  • Teclado gamer: com um nome bem sugestivo, esse tipo de teclado é destinado aos jogadores de plantão. Nele você tem acesso a opções extras. E para quem joga, poder programar comandos, pressionar mais teclas de uma só vez e ter velocidade no reconhecimento dos comandos é essencial.
Teclado Mecânico Razer Blackwidow
  • Teclado ergonômico: para as pessoas que passam muito tempo digitando, esse modelo é essencial. A posição em que esses teclados são fabricados evita que o usuário venha a ter LER (Lesão por esforço repetitivo).
teclado ergonomico microsoft

Depois de entender as diferenças entre os 3 tipos de teclados mencionados, que tal saber as vantagens e desvantagens de cada um.

Vamos lá!

Vantagens e desvantagens de cada modelo

Como já mencionado, a escolha do teclado ideal varia de acordo com o perfil do usuário e suas necessidades.

Confira na tabela abaixo algumas vantagens e desvantagens entre os modelos citados.

Modelo do TecladoVantagensDesvantagens
ComumPreço, são mais baratos.Não oferece conforto ao usuário
GamerExcelente desempenho com respostas rápidas, permite configurar comandos. São mais resistentes.Costuma ser barulhento.
ErgonômicoApoio para os pulsos, gerando maior conforto. São mais macios, maior espaço entre as teclas.Preços mais altos.

Se você deseja um teclado ainda mais específico, existem diversos fatores a serem analisados na hora de comprar seu teclado.

Para que você possa entender as diversas possibilidades, abaixo cito 3 fatores simples e que podem fazer uma grande diferença na hora de escolher o teclado ideal.

3 Fatores para analisar na hora de comprar o seu teclado

A tecnologia é incrível e permite a junção de várias coisas que nos agradam em um lugar só. E com os teclados não poderia ser diferente.

Entre os 3 tipos de teclados que mencionamos anteriormente, é possível encontrar aquele que agregue várias características das quais você goste.

Veja abaixo 3 fatores bem interessantes de serem avaliados:

  • Com ou sem fio: para quem deseja liberdade e praticidade o modelo sem fio é o ideal, sua conexão se dá por meio de um receptor que é conectado a uma entrada USB. Ele permite posicionamento a uma distância maior.

    Já os com fio estão sujeitos a menos interferências, possibilitando um tempo de resposta mais rápido.
  • Mecânico ou membrana: os teclados com a tecnologia mecânica são ideais para atividades mais intensas. Sua durabilidade e velocidade são maiores. Esse tipo de teclado possui um switch que funciona como uma chave e permite que diferentes combinações de teclas sejam feitas.

    Já os teclados com tecnologia membrana não são tão barulhentos e suas teclas são mais macias. Conta com uma camada plástica por baixo das teclas. Para quem gosta de jogar não é uma opção muito boa, pois costuma não reconhecer os comandos quando mais de uma tecla é pressionada de uma só vez.
  • Iluminação: a iluminação do teclado é outro ponto bem interessante para quem se aventura durante a noite. O fato do teclado possuir luz própria permite que você consiga realizar suas tarefas facilmente em lugares desprovidos de iluminação

Além desses fatores existem diversos outros que você pode comparar na hora de escolher qual teclado comprar, como material, tamanho, layout, funções entre outros.

Agora que você sabe as características importantes para escolher um teclado, não dá para ficar adiando né?

Pra que ficar dando murro em teclas, se você pode comprar o teclado ideal com ótimos preços! Então corre lá no site da Oficina dos Bits e garanta logo o seu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Gostou do conteúdo do blog? Compartilhe! :)

LinkedIn
Share
Instagram