HD externo: O que é e porque é importante ter um

a importância de ter um hd externo

Você é daqueles que tem centenas de arquivos divididos em pen drives, CD’s e DVD’s porque seu PC já não suporta tanta coisa mais?

Se chegou até este artigo é porque descobriu que ter um HD externo é a melhor forma de armazenar esses arquivos extras.

O HD externo veio para facilitar e dar maior segurança para quem busca meios de armazenar grande quantidade de arquivos.

Que o HD é uma opção para suprir sua necessidade de armazenar arquivos você já sabe. Mas o que precisa saber na hora de escolher um HD externo?

Continue a leitura e entenda os benefícios que um HD externo pode trazer a sua rotina e saiba como escolher o HD externo ideal para sua necessidade.

Então, vamos lá?

Para que serve usar um HD externo?

HD Externo Portátil Preto

Como foi dito, o HD externo é para quem tem um grande volume de arquivos e deseja um meio eficiente de armazená-los, assim como para quem quer manter alguns arquivos seguros através de um backup, em outro periférico.

O HD Externo serve para você armazenar suas músicas, fotos, programas e até compartilhar arquivos de dados na rede.

Alguns HDs externos tem a capacidade de armazenamento e velocidade maior que de um desktop normal. E por serem portáteis muitas pessoas têm saído à procura de um HD externo, para facilitar o armazenamento e recuperação de arquivos.

Mas não basta apenas sair por aí e comprar um HD externo qualquer achando que ele vai atender suas necessidades.

É preciso avaliar algumas funcionalidades e não desperdiçar seu investimento.

Por isso, abaixo separamos algumas dicas do que você precisa saber na hora que for escolher seu HD externo.

Como escolher um HD externo

Como escolher um hd externo

Chegou a hora de comprar seu HD externo e não quer correr o risco de fazer a coisa errada, não é mesmo?

Então pega as dicas abaixo e tenha certeza de que irá fazer um bom investimento.

Na hora de comprar o seu HD externo você deve ficar atento as seguintes funcionalidades:

  • Espaço de armazenamento: não precisa sair por aí comprando seu HD externo com o maior espaço que existe, verifique sua necessidade de uso e compre um com espaço que te atenda bem.
  • Compatibilidade de sistema operacional: você precisa saber o tipo de sistema de arquivo que seu sistema operacional possui NTFS e HFS+ são encontrados no Windows e no Mac. Não são todos HDs que permitem que você utilize os dois sistemas, por isso é importante verificar para não correr o risco de comprar um HD que não seja compatível com o sistema operacional do seu PC.
  • Transferência de dados: é preciso ficar atento as conexões que o HD contém, alguns modelos são USB 2.0 e outros USB 3.0 e essas conexões são responsáveis pela capacidade de transferência de dados. Sendo a USB 3.0 mais rápida.
  • Velocidade: a velocidade de transferência é medida em RPM, opte pelos HDs que apresentam uma quantidade de RPM maior. Quanto mais RPMs maior a velocidade de processamento de dados pelo HD.
  • Segurança: alguns HDs usam criptografia baseada em software ou hardware e isso os tornam tão seguro quando o PC. 
  • Tamanho e peso: fique atento a sua necessidade de uso, se deseja levar seu HD externo de um lado para outro é importante verificar o peso e tamanho para que seja prático o transporte.

Conclusão

Lembre-se o HD externo é útil para uma infinidade de situações e é uma forma prática e segura de aumentar a capacidade de seu PC, até mesmo liberar espaço. 

Além da possibilidade de transferir uma grande quantidade de arquivos, se você quiser você pode levar o HD externo para qualquer lugar que desejar.

Depois de aprender tudo que precisa verificar na hora de comprar seu HD externo que tal passar na Oficina dos Bits e garantir logo o seu.

Lá você encontra diferentes modelos com ótimos preços, então não deixe de conferir!

Suellem Gandra

Suellem Gandra

VEJA TAMBÉM