HD externo: Vantagens e desvantagens em ter um

hd externo plugado em um notebook

Conheça as vantagens e desvantagens de ter um HD externo e veja as dicas de como manter o seu funcionando adequadamente.

No anterior anterior sobre HD, veja aqui, você aprendeu o que é um HD externo, porque é importante ter um e dicas de como escolher o HD Externo ideal de acordo com as suas necessidades.

Para deixar você convencido a comprar seu HD externo, neste artigo vou falar das vantagens de ter um e te ensinar a como cuidar do seu HD.

Você deve estar se perguntando se só existem vantagens em ter um HD externo, não né? Mas como qualquer outra coisa que compramos, nem tudo são flores. Por isso, vou listar alguns pontos que são considerados desvantagens a respeito do HD externo.

Quer descobrir quais são? Se certificar para saber se vale mesmo a pena adquirir um HD externo?

Então, continue a leitura até o final deste artigo.

Desvantagens de ter um HD externo 

Além de explicar as vantagens e desvantagens de ter um HD externo, vou mostrar como manter seu HD Externo em bom estado de funcionamento.

Vamos começar?

Você deve estar achando estranho ter começado a falar de desvantagens no lugar de vantagens, afinal o certo primeiro é deixar o usuário interessado e só depois vir com as más notícias.

Ao ler as desvantagens, você vai perceber que são tão simples que a ideia de trazê-las primeiro já é um ponto a favor.

Segue então as desvantagens de um HD externo:

  • Precisa de cuidados contra quedas, poeiras e calor: por ser um periférico portátil e poder ser levado de um lado para o outro, cuidados extras com o local em que deixa o seu HD, onde você o guarda e como o utiliza são necessários para evitar quedas, acúmulo de poeira e exposição ao calor.
  • Precisa de proteção contra a invasão de vírus: o fato de ser um periférico que você pode conectar a diversos outros dispositivos o deixa vulnerável a invasão de vírus, que podem danificar seu HD.

Pronto essas são as desvantagens de ter um HD externo e aposto que você ficou se perguntando: ué mas é só isso?

Sim! Eu disse que as desvantagens eram tão simples que podiam ser ditas primeiro. 

E para deixar você ainda mais tranquilo em adquirir o seu HD externo lembra que falei que vou deixar dicas de como cuidar do seu HD?

Pois é, vamos só passar primeiro pelas vantagens de ter um HD externo e depois aprender os cuidados necessários para eliminar as desvantagens citadas acima.

Então, vamos conhecer as vantagens?

Vantagens de ter um HD externo

Chegou a hora de saber todas as vantagens de adquirir um HD externo e para isso vamos só lembrar rapidinho o que é um HD externo.

O HD externo é um periférico que permite o armazenamento de músicas, fotos, programas e até mesmo compartilhamento de arquivos de dados na rede

Com o uso do HD você consegue liberar espaço em seu PC e pode fazer backup de seus arquivos e mantê-los seguros.

Se você ainda não leu o nosso artigo anterior, eu recomendo fortemente que você faça a leitura. É só clicar aqui.

Agora vamos as vantagens de usar o HD externo para manter seus arquivos:

  • Capacidade de armazenamento: possui uma capacidade de armazenamento bem maior do que pendrives, CDs e DVDs.
  • Praticidade e eficiência: fácil de transportar e por ser capaz de armazenar grandes quantidades de arquivos, elimina o uso de outros periféricos de armazenamento que tem capacidade menores. 
  • Opção para backup: ótima opção para quem deseja realizar backups de seus arquivos, sendo um componente fácil de ser levado para onde precisar.
  • Aumentar espaço de PC: para quem deseja aumentar a memória do seu PC sem mexer em configurações.

Com vantagens assim é claro que você vai correr para comprar seu HD externo e evitar perder seus arquivos.

E depois que comprar, é preciso ter cuidados específicos para garantir que seu HD externo permaneça funcionando adequadamente, tendo uma vida útil maior.

Então, confira aqui algumas dicas para cuidar do seu HD externo.

Cuidados que você precisa ter com seu HD externo

Geralmente todos os componentes que utilizamos junto de um PC são delicados e requerem cuidados específicos.

Com o HD externo não podia ser diferente. Por isso dedicamos um tópico aos cuidados essenciais para manter o HD externo em bom estado de funcionamento.

Vamos as dicas?

Para prolongar a vida útil de seu HD externo é preciso ter cuidado com:

  • Quedas, poeira e calor: tenha cuidado quando estiver utilizando o HD externo. Mantenha-o em um local livre de possíveis quedas e exposição a poeira e calor. 
  • Invasões por vírus: certifique de que seu HD tenha proteção antivírus. Como é um periférico que pode ser conectado em diversos aparelhos ele está constantemente exposto.
  • Transporte: ao transportar o HD não o coloque junto com outros objetos que possam a vir danificar o HD. O ideal é que utilize uma capa de proteção.

Agora que você já sabe como cuidar do HD externo e todas as vantagens que ele proporciona, chegou a hora de escolher o seu.

Passe na Oficina dos bits e escolha entre os diferentes modelos disponíveis o que melhor atende as suas necessidades.

E se você tem dúvidas de como escolher o HD externo ideal, leia o post anterior sobre HD externo aqui, que explicamos o que você precisa saber para escolher o seu HD.

Bora garantir seu HD externo e não correr o risco de perder arquivos importantes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Gostou do conteúdo do blog? Compartilhe! :)

LinkedIn
Share
Instagram