Processadores Intel e AMD: qual comprar?

Quem está buscando um novo notebook, computador ou quer montar uma máquina, pode ficar na dúvida sobre qual processador usar. Então, é normal fazer comparações entre Intel e AMD.

Certamente, o primeiro por ser mais conhecido no mercado acaba gerando mais confiabilidade, mas não quer dizer que o segundo é descartado tão facilmente. Então a pergunta que fica é: qual é o melhor?

Se a Intel foi por muito tempo líder de mercado, hoje em dia a marca tem uma grande concorrente. Anos atrás a AMD lançou os Ryzen, que se tornaram muito conhecidos entre aqueles que trabalham com tecnologia. 

Kit Upgrade Intel® Core™ i9 9900KF + Gigabyte Z390 D + Memória 16GB DDR4

É fato que a marca balançou o mercado com essa série de processadores, mas para o consumidor foi ótimo, pois com mais opções a Intel se viu obrigada a buscar melhorias para não perder o posto e bater de frente com a concorrência.

Mas ainda assim existe a dúvida de qual é o melhor, a verdade é que essa não é uma escolha tão simples, é necessário entender as necessidades e o quanto cada um está disposto a gastar, entretanto, é sabido que existem boas opções para todo mundo, basta um pouco de conhecimento no assunto que será possível entender em qual processador investir.

E para te ajudar a decidir, nos próximos parágrafos falaremos um pouco mais dessa concorrência.  Continue a leitura para saber mais!  

Intel líder mercado… será?

A Intel quase criou um monopólio no mercado, por muito tempo, quem buscasse por processadores só iria encontrar deles. Em 2011, a AMD lançou a série FX, porém, quando se falava sobre, era comum ouvir dizer que eles conseguiram cumprir o papel, porém, esquentava muito, então para usar um processador deles, era necessário ter um cooler para garantir melhor refrigeração.

Dando um salto temporal, em 2016 a AMD lançou a série Ryzen, que foi quando houve uma grande melhora nos processadores, eles lançaram em duas versões: uma com placa de vídeo e outra sem. O objetivo era atingir consumidores que utilizam muito o computador, um gamer ou editor de vídeos, por exemplo.

A ideia de lançar um processador sem a placa de vídeo integrada ajuda a diminuir o custo e possibilita o investimento no resto do hardware, que é muito importante para fazer o computador rodar coisas mais pesadas. Então, esse foi o grande salto da AMD no mercado de processadores. 

Dado um tempo, em 2019 a Intel lançou a série Intel Core F, também sem placa de vídeo integrada, seguindo a mesma linha de raciocínio da AMD.

AMD Ryzen™ 9 3900X 12 Core - 24 Threads - 3.8GHz (Turbo 4.6GHz) - Cache 64MB - AM4 - TDP 105W - Wraith Prisma Cooler - 100-100000023BOX

Como está o mercado em 2020?

A série Ryzen utiliza a tecnologia de sete nanômetros, ou seja, a distância entre os transitores é menor e quanto menos nanômetro melhor, pois a informação é passada com mais rapidez, gerando menor calor e produzindo melhor desempenho.

A Intel pretende utilizar essa tecnologia também, mas é algo previsto apenas para 2021. Então, quando se trata desse tipo de atualização, muitos consideram que a AMD sai na frente, porém, ao se falar em performance, a concorrente consegue ter um ótimo desempenho.  

Mas é importante dizer que por muito tempo, a Intel ganhou disparadamente em teste de performance, no entanto, hoje em dia a AMD consegue atingir bons níveis nesse quesito.

Necessidades do usuário

Se você leu até aqui, ainda deve estar se perguntando qual processador, de fato, vale mais a pena. O ponto é que as duas marcas são muito boas, então é necessário analisar a finalidade do computador, pois essa é uma pergunta quase que pessoal porque também depende do quanto cada um está disposto a gastar.

Existem muito comparativos sobre, quando se trata de custo-benefício, AMD pode ganhar por ter um preço menos elevado, mas quando se fala de performance, especialistas dizem que a Intel ganha em aspectos primordiais, pois os núcleos dos chipsets da marca são mais rápidos e eficientes individualmente.

Não é uma regra, existem processadores da AMD que possuem melhor performance, mas em questão de quantidade, não são muitos quando comparados com a concorrente. Mas, quanto mais alto o desempenho, mais caro ele fica.

Há vantagens e desvantagens nas duas marcas e é possível fazer boas escolhas com as duas. Qual dos dois processadores você prefere e porquê? Deixe sua resposta nos comentários e não se esqueça de acompanhar o nosso blog!

Oficina dos Bits

Oficina dos Bits

VEJA TAMBÉM